O Atlético tentará repetir feito que conseguiu apenas em 2021 diante do Bahia no próximo sábado (12), às 21h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. A partida, válida pela 13ª rodada do Brasileirão, será a primeira do Galo após a volta do calendário brasileiro, que ficou um mês parado para a disputa do Mundial de Clubes.
Desde a reconstrução da Arena Fonte Nova, reinaugurada em 2013, o Galo conseguiu apenas uma vitória sobre o Bahia no estádio. O único triunfo sobre o Tricolor fora de casa ocorreu em dezembro de 2021, na partida que consagrou o primeiro título brasileiro do Atlético em 50 anos.
Na ocasião, o Galo sofreu dois gols e buscou a virada histórica para o torcedor atleticano nos minutos finais.
A derrota mais recente do Atlético para o Bahia na Arena Fonte Nova, por 3 a 0 em 15 de setembro de 2024, marcou a saída de Gabriel Milito do comando técnico alvinegro.
No restante do retrospecto desde a reconstrução do estádio, foram cinco empates e quatro derrotas.
O jogo de sábado será um confronto direto da parte de cima da tabela. O Bahia ocupa a quinta posição do Brasileirão, com 21 pontos, e o Galo é o sétimo, com 20.
Contando todas as partidas, dentro e fora de casa, a última vitória atleticana sobre o Bahia foi em agosto de 2023, quando o Galo venceu pelo placar mínimo no Mineirão, com gol de Paulinho, hoje jogador do Palmeiras, no terceiro minuto do segundo tempo.
Retrospecto geral de Atlético x Bahia
Em 59 jogos por competições oficiais, o Atlético venceu 24 vezes, empatou 19 e perdeu 16 partidas — aproveitamento de 51,4%. O Galo marcou 88 gols (média de 1,5 gol marcado) e sofreu 68 (média de 1,15 gol sofrido). A maior vitória da história do confronto pertence o lado alvinegro: 6 a 0 no Brasileirão de 1984.
Fonte: Rômulo Giacomin/Itatiaia