O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que não há indícios de que a Rússia esteja se preparando para encerrar o conflito em território ucraniano. A afirmação foi feita na noite de segunda-feira (11), em discurso oficial, poucos dias antes da reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, marcada para sexta-feira (15), no Alasca.
“Pelo contrário, eles estão movendo suas tropas e forças de forma a lançar novas operações ofensivas”, disse Zelensky, reforçando a preocupação com o avanço militar russo.
A União Europeia tem pressionado para que Zelensky participe do encontro entre os líderes das duas potências. No domingo (10), o embaixador dos Estados Unidos na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Matthew Whitaker, também se manifestou favoravelmente à presença do presidente ucraniano na reunião.
A expectativa em torno do encontro cresce em meio à continuidade dos confrontos e à busca por soluções diplomáticas para o fim da guerra.
Com informações do Itatiaia