O Instituto Internacional Arayara amplia nesta quinta-feira (11) o alcance do programa Defensores dos Defensores, que oferece suporte gratuito a ativistas ambientais e defensores de direitos humanos em situação de risco. Após passagens por Brasília e São Paulo, a iniciativa será apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), às 9h, com acesso livre e transmissão online.
Voltado a pessoas que enfrentam ameaças por atuarem contra os impactos de grandes projetos energéticos — como hidrelétricas, parques eólicos, linhas de transmissão e exploração de petróleo, gás e carvão — o programa oferece apoio psicológico, jurídico, financeiro e humanitário. A proposta é garantir segurança e condições para que esses líderes comunitários continuem sua atuação em defesa dos territórios e do meio ambiente.
“O programa nasce para oferecer o suporte necessário para que os ativistas possam continuar lutando por seus direitos, territórios, famílias e vidas”, afirma Juliano Bueno, diretor-técnico da Arayara. “Queremos transformar a realidade e garantir proteção física, jurídica e humanitária a quem enfrenta vulnerabilidades e riscos.”
Segundo Bueno, a meta é levar o projeto a todos os municípios brasileiros. “Já temos casos concretos de vítimas sob proteção do programa, e agora estamos chegando à Bahia. A intenção é estar presente em mais de 5 mil cidades”, destaca.
Brasil entre os países mais perigosos para ambientalistas
Dados da ONG Global Witness revelam que o Brasil é o segundo país mais letal para ativistas ambientais no mundo. Em 2022, foram registrados 34 assassinatos no país, atrás apenas da Colômbia, com 60. No total, 177 defensores foram mortos globalmente no mesmo ano.
Atuação internacional
A Arayara é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos formada por cientistas, engenheiros, urbanistas e ambientalistas. Além do Brasil, atua em países como Portugal, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Marrocos, Alemanha, Japão, Colômbia, República Dominicana, Jamaica, Panamá, Canadá e África do Sul.
Com informações da Agência Brasil