O ator e cineasta Robert Redford, um dos maiores nomes da história do cinema americano, morreu aos 89 anos. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (16) pelo jornal The New York Times. A causa da morte não foi revelada.
De acordo com a publicação, Cindi Berger, diretora-executiva da empresa de publicidade Rogers & Cowan PMK, confirmou que Redford faleceu enquanto dormia. Conhecido por seu carisma, talento e engajamento com o cinema independente, Redford construiu uma carreira multifacetada e respeitada ao longo de mais de seis décadas.
Redford protagonizou clássicos como Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973) e Todos os Homens do Presidente (1976), consolidando-se como um dos principais astros de Hollywood durante as décadas de 1960 e 1970.
Como diretor, também deixou sua marca. Em 1980, venceu o Oscar de Melhor Diretor por Gente como a Gente. Em 2002, foi homenageado com um Oscar honorário por sua contribuição duradoura à indústria cinematográfica e por sua influência sobre gerações de cineastas ao redor do mundo.
Fora das telas, Redford destacou-se como produtor e ativista. Fundou o Instituto Sundance, responsável pela criação e organização do Festival de Sundance, hoje um dos mais importantes festivais de cinema independente do mundo.
A morte de Robert Redford encerra uma trajetória de enorme relevância artística e cultural. Seu legado permanece vivo tanto nos filmes que protagonizou e dirigiu quanto no impacto que exerceu sobre o cinema independente global.
Com informações Metrópoles