Nacional

Anvisa proíbe venda de produtos à base de alulose no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de produtos à base de alulose, adoçante oferecido pela empresa Sainte Marie Importação e Exportação. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (22).

Segundo a Anvisa, a medida foi tomada porque a substância não integra a lista de ingredientes autorizados para uso como adoçante ou componente alimentar no país.

De acordo com a legislação vigente, qualquer alimento ou ingrediente considerado novo — ou seja, sem histórico de consumo no Brasil — precisa passar por avaliação e aprovação da agência antes de ser disponibilizado ao público.

No processo de análise técnica, a Anvisa verifica se o método de fabricação do produto não gera ou concentra substâncias nocivas à saúde e se os níveis de consumo não ultrapassam os limites considerados seguros para a população.

Com informações do Hoje em Dia