Política

Bolsonaro passa por novo procedimento cirúrgico nesta segunda-feira (29)

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil-Hoje em Dia

O ex-presidente Jair Bolsonaro, internado no hospital DF Star, em Brasília, deverá ser submetido nesta segunda-feira (29) a um novo procedimento cirúrgico. A intervenção faz parte do tratamento para conter uma crise de soluços persistentes, surgida após uma cirurgia de hérnia.

Bolsonaro está em cuidados pós-operatórios de uma herniorrafia inguinal bilateral, realizada por via convencional. Segundo boletim médico, os soluços começaram na tarde da última sexta-feira (26). Como medida terapêutica, o ex-presidente passou no sábado (27) por um bloqueio anestésico do nervo frênico direito.

O procedimento foi feito sob sedação e ocorreu sem intercorrências. Para garantir a eficácia do tratamento, a equipe médica programou o bloqueio do nervo frênico esquerdo, previsto para 48 horas após a primeira intervenção, o que define a nova cirurgia para esta segunda-feira.

Além das intervenções anestésicas, Bolsonaro segue protocolo rigoroso de recuperação clínica, que inclui sessões de fisioterapia motora e respiratória, além de medidas de profilaxia contra trombose venosa, comuns em pacientes submetidos a cirurgias e períodos de imobilidade.

Condenação e vigilância

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses em regime fechado na Superintendência da Polícia Federal, no Distrito Federal, por condenação relacionada à tentativa de golpe de Estado. Ele foi transferido para o hospital na quarta-feira (24), sob escolta policial e acompanhado pela esposa, Michelle Bolsonaro.

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, o ex-presidente permanece sob vigilância ininterrupta durante a internação. A segurança conta com dois agentes fixos na porta do quarto, além de equipes da Polícia Federal posicionadas dentro e fora das dependências do hospital.

Bolsonaro foi internado por volta das 9h30 da última quarta-feira (24). Ainda não há previsão oficial para o tempo de recuperação hospitalar antes de seu retorno à Superintendência da Polícia Federal.

Com informações do Hoje em Dia