Não gosto de política, porque o que acontece por aí não é política de verdade, é politicagem. Mas, seja como for, ela influi diretamente na minha vida e na vida de todos os cidadãos, então não posso ficar alheio a ela. Ouço pessoas dizendo que não querem saber de política, que não adianta muito votar neste ou naquele candidato porque são todos iguais. Ou então vejo algumas pessoas aceitando algum benefício em troca do voto, favorecendo a entrada no poder público de candidatos que, comprando votos, mostram bem a que vieram.
Todos deveríamos prestar muita atenção à política, mesmo que seja a politicagem que grassa em nosso meio — principalmente por causa disso — pois ela afeta, e muito, a vida de cada um de nós. Devemos, sim, procurar saber tudo o que for possível sobre os candidatos antes de uma eleição. O que não devemos é acreditar em todas as suas promessas e mentiras. E, se não houver em quem votar, podemos anular o voto, que é uma maneira legítima de manifestar nosso descontentamento e indignação com o estado de coisas que se arrasta há tanto tempo.
Precisamos saber votar e precisamos saber cobrar trabalho daqueles em quem votamos, pois eles são pagos por nós e estão a nosso serviço. São os representantes que elegemos para dirigir nossas cidades, nossos estados e nosso país, administrando a saúde, a educação, a segurança e a infraestrutura. São vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores e presidente que vão conduzir nossos destinos. São eles que, uma vez colocados no poder legislativo pelo nosso voto, aprovarão leis que nos prejudicarão e deixarão de aprovar leis que beneficiariam a sociedade como um todo. São eles que, céleres, legislarão em causa própria. Isso tudo sem falar da corrupção e da impunidade, que dilapidam o dinheiro público e impedem que os recursos formados pela grande quantidade de impostos que pagamos sejam aplicados em mais obras. Há que saibamos, mais do que nunca, para o nosso próprio bem, em quem estamos votando.
A política influi em tudo na vida de cada cidadão. Todos precisamos estar atentos tanto no momento de votar quanto depois das eleições, quando nossos “representantes” estiverem “trabalhando” para o povo. Porque eles estão lá, ganhando seus altos salários — que eles mesmos estipularam — para servir ao povo. O povo é quem paga seus salários milionários e os recursos que são “desviados” e nunca devolvidos aos cofres públicos.
A política está presente em tudo, favorecendo ou prejudicando a vida de cada cidadão. Precisamos nos conscientizar disso, para não nos iludirmos, achando que o que está acontecendo não tem nada a ver conosco.







