Nacional

Corrupção segue em alta e Brasil repete pior posição em ranking da Transparência Internacional

Foto: Freepik/Imagem ilustrativa

A percepção da corrupção no mundo piorou, segundo o índice anual divulgado pela Transparência Internacional. O levantamento aponta que o Brasil manteve sua pior colocação histórica, refletindo fragilidades estruturais no sistema de controle da corrupção.

Entre os fatores destacados pela ONG estão a chamada “inércia” do Supremo Tribunal Federal em analisar recursos contra decisão do ministro Dias Toffoli, que anulou provas do acordo de leniência da Odebrecht no caso do Petrolão. A entidade também cita a infiltração do crime organizado no Estado brasileiro, contratos de alto valor envolvendo familiares de integrantes do Judiciário, conflitos de interesse e interferências indevidas em investigações.

Outro ponto considerado preocupante é a expansão das emendas parlamentares, vistas como mecanismo que pode facilitar práticas de corrupção.

De acordo com a Transparência Internacional, o quadro brasileiro é de estagnação, sem avanços significativos no combate à corrupção.

Com informações da CNN Brasil