Formiga

Cerca de 550 crianças iniciarão a vida escolar neste ano em Formiga

As escolas municipais de Formiga receberão a partir do dia 6 de fevereiro cerca de 550 crianças com 6 anos de idade que iniciam o percurso na educação básica, ingressando no 1º ano do ensino fundamental, em 2012.
Segundo informações da diretora de gestão educacional, Fátima Belo, as matrículas foram feitas na segunda semana de dezembro, que é o período estipulado pela Secretaria de Governo de Minas Gerais. ?Os pais obedecem esse período, mas quem ainda não fez a matrícula de seu filho pode procurar a secretaria de uma escola mais próxima de sua casa. É o responsável que escolhe o estabelecimento de ensino que a criança vai estudar, geralmente, optam por uma escola mais próxima de sua residência. Os documentos são comprovante de residência, documento do responsável e certidão de nascimento da criança. Pode acontecer de ocorrer alguma transferência, vir alunos de outras escolas ou outras cidades, mas para este ano, serão aproximadamente 550 alunos que terão acesso à educação pública nas escolas municipais?.
Neste ano, com a municipalização da Escola Pio XII, Formiga contará com 25 unidades de ensino na rede municipal, 16 de ensino fundamental e educação infantil e 9 centros infantis. ?A secretaria de Educação segue todas as orientações da Secretaria de Estado da Educação, tanto na rede pública municipal, quanto na estadual?, disse a diretora educacional.
Os estudantes que ingressarão no 1º ano do ensino fundamental em 2012 foram registrados no Cadastramento Escolar em junho do ano passado. O levantamento feito pelo Estado, em parceria com os municípios, permite o planejamento das vagas no ensino fundamental da rede pública. ?Esse cadastramento é para que a Secretaria de Educação do Estado saiba aproximadamente o número de alunos que ingressarão na vida escolar, mas isso não quer dizer que a criança já está matriculada?, explicou Fátima Belo.
Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Educação tem sido elogiada como sendo uma das melhores da atual administração e com resultados satisfatórios. A pasta tem uma sede própria, localizada à Travessa Padre João Dehon, 60, no bairro Santa Tereza.
De acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE), para ingressar no primeiro ano do ensino fundamental, o estudante terá que ter seis anos completos ou a serem completados até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.
Segundo informações da Inspetoria de Ensino em Formiga, o número de alunos que ingressarão nas escolas estaduais é menor do que nas escolas municipais. Atualmente, apenas quatro escolas estaduais oferecem o ensino fundamental no município: Aureliano Rodrigues Nunes, Rodolfo Almeida, José Bernardes de Faria e Tonico Leite (GOT).
Em Minas, contando a rede estadual e as municipais, 128.461 crianças enfrentam o frio na barriga, antes de entrar, talvez pela primeira vez, em uma sala de aula.
Ideb 2011
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 ? correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Em Formiga, no ensino fundamental de 1ª a 4ª séries foi registrado em 2011 o índice de 6,1. O resultado é superior aos anos anteriores, já que em 2009 o índice era de 5,7 e em 2007 de 5,4. As escolas municipais tiveram uma média no Ideb de 6,6.
Na mão contrária, está o ensino de 5ª a 8ª com resultados inferiores que as séries iniciais, com a nota de 4,2, em uma escala de zero a dez. Em 2011, o índice foi ligeiramente maior comparado com os anos de 2009 (3,9) e de 2007 (3,8). A média obtida no Ideb foi de 4,7.
Indices satisfatórios
Em julho de 2010, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgou que as escolas formiguenses obtiveram índices acima das médias nacionais e estaduais em 2009, referentes ao ensino fundamental regular de 1ª a 4ª série e de 5ª a 8ª série.
O Ideb é feito a cada dois anos e, de modo geral, as escolas da rede pública de Formiga têm mantido o índice de 6,6 de 2005 a 2009, mas as notas na Prova Brasil (de matemática e português) melhoraram nesse período. Isso fez com que Formiga ficasse entre as 100 melhores cidades no ranking nacional, considerando-se os índices do quinto ano do ensino fundamental.
Formiga foi citada até mesmo na Folha de São Paulo e em outros grandes veículos de comunicação. Na edição da Folha do dia 5 de julho do referente ano, uma matéria veiculada com o títuto ?Cidades pequenas de MG e SP se destacam? foi enfatizado que pequenos municípios do interior de Minas Gerais e de São Paulo dominam a lista das cidades que têm a melhor educação pública e que, das cem mais bem colocadas no Ideb, 80 estão nesses dois Estados, metade em cada um. ?Entre elas, a maior é Formiga, a 195 km de Belo Horizonte, com 67 mil habitantes?, diz a reportagem da Folha, que se espalhou também por vários sites de notícias. Esse levantamento considerou apenas as redes municipais de educação, já que são elas, pela Constituição, as principais responsáveis pelo ensino fundamental. Naquele ano, o município com a melhor quarta série (atual 5º ano) foi o paulista Cajuru, que fica a 360 km da capital de SP e tem 24.313 moradores. Nele, ficam também quatro das cinco primeiras escolas do ranking, conforme a lista divulgada pelo MEC.
Em Formiga, no que diz respeito às séries iniciais até a 4ª série, foi registrado um aumento nas médias da Prova Brasil de 2005 para 2009, mas a média do Ideb foi mantida, sendo 6,6 desde 2005. A média das séries iniciais no país foi de 4,6 e em Minas Gerais foi de 5,6. Já no ensino fundamental da 5ª a 8ª série, a média das escolas formiguenses foi de 4,6, sendo que o índice nacional foi de 4,0 e no Estado de 4,3.
As escolas formiguenses das séries iniciais que obtiveram maior Ideb em 2009 foram a Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte e a Escola Municipal Paulo Barbosa, ambos com média 7,4. Na sequência vem a Escola Municipal Professor Franklin de Carvalho, com índice de 7,4.
Nas séries finais (de 5ª a 8ª) a melhor colocada em 2009 foi a Escola Municipal José Antônio do Couto, com média 5,8 e em segundo lugar a Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, com índice de 5,6.