Formiga

MCCE lança campanha contra corrupção eleitoral

Lançada ontem, 19/11, na sede OAB- Ordem dos Advogados do Brasil a campanha que tem como lema: Voto Não Tem Preço, Tem Conseqüências!
O objetivo da campanha, que é encabeçada pelo Movimento pelo Combate Corrupção Eleitoral (MCCE), é combater a compra de votos nas eleições de 2008.
A mobilização teve origem em 1999, quando foi aprovada a Lei 9 840 que proíbe a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa. Essa foi a primeira lei aprovada por iniciativa popular da história do Brasil: na ocasião, mais de um milhão de assinaturas foram coletadas pelo país e enviadas ao Congresso para a aprovação.
Participam da campanha, ao todo, 33 entidades. Entre elas, a Voto Consciente, a Cáritas Brasileira e a OAB. Para chegarem a todos os municípios, a idéia é que sejam montados os Comitês 9840 – em alusão ao número da Lei – em cada localidade onde houver eleições municipais.
De acordo com o juiz eleitoral Márlon Reis, que também preside a Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais, mais de 1,1 mil processos de cassação ainda correm na justiça, com relação apenas s eleições passadas. Para ele, a responsabilidade por eleições limpas não é só do eleitor.
Mais de 600 políticos brasileiros foram cassados pela Justiça, desde as eleições de 2000. O motivo, duas palavras resumem: corrupção eleitoral. O MCCE resolveu levantar uma bandeira por eleições limpas no ano que vem, quando serão disputados os cargos de prefeito e vereador em todos os municípios do país.