Formiga

Fica, vai ter Copa!

Essa semana marcou exatamente um ano pré-Copa do Mundo. Como evento teste, começa neste sábado a Copa das Confederações, que será disputada em apenas seis dos doze estádios escalados para a realização do maior torneio de futebol do mundo no ano que vem. Mesmo com todo o atraso, que a bem da verdade já era esperado, a Fifa acredita que um ano é um período ?suficiente? para que as obras sejam concluídas em tempo satisfatório. O secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, que ficou marcado pela polêmica frase do ?chute no traseiro? para reclamar do atraso das obras no ano passado, desta vez preferiu ponderar. ?O que estávamos esperando para a Copa das Confederações foi feito, e o que temos que fazer para a Copa do Mundo ainda temos 12 meses para fazer?, disse Valcke, em entrevista coletiva. A Copa das Confederações começa nesta sexta-feira (15) e termina no próximo dia 30.
Mobilidade urbana
As obras de acesso e mobilidade urbana, reforma de aeroportos e projetos de tecnologia não ficaram prontos a tempo para serem utilizados agora, e a previsão é que estarão concluídos somente no ano que vem. Em balanço divulgado em dezembro do ano passado, o governo informou que nenhum dos 53 projetos de mobilidade urbana para a Copa estavam prontos, e que a maioria tinha prazo de conclusão em maio de 2014, a um mês do início do Mundial. Nos aeroportos, dos 30 projetos relacionados ao Mundial só oito estavam prontos.
Correria
Desde o início da preparação, organização e execução dos projetos e obras, a Fifa sempre estabeleceu como maior preocupação as obras nos aeroportos e de transportes nas cidades-sede, argumentando que o país não apresentava a infraestrutura necessária para receber de 600 mil a 1 milhão de turistas estrangeiros esperados para a Copa do Mundo. No meio do caminho, outros grandes problemas foram aparecendo relacionados aos estádios. O Maracanã e o Estádio Nacional Mané Garrincha, por exemplo, só foram testados no mês passado e mesmo assim apresentaram muitas falhas de comodidade ao torcedor e profissionais de imprensa.
Tudo lindo
A Fifa tenta abafar e faz vistas grossas ao atraso dos estádios. ?Não há um plano B, não há outra solução a não ser ter os 12 estádios. Os 12 estádios são o que todos estão falando, e nesse meio tempo temos que garantir que quando as pessoas vierem ao Brasil, será fácil para elas virem ao Brasil, e é nisso que estamos trabalhando?, garantiu Valcke, que admitiu processos ?alternativos? para amenizar possíveis problemas em aeroportos com obras inacabadas. ?Vamos trabalhar para ter certeza que teremos as instalações temporárias para garantir que o fluxo de pessoas seja bom, vai tudo acontecer bem, vai dar certo. Há um entendimento claro de todas as partes do que precisa ser feito?.