A incidência da bactéria KPC em diversos hospitais do país vem deixando médicos alarmados. O organismo, apelidado de ?superbactéria?, é resistente aos antibióticos e pode levar à morte.
A Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase é um tipo de bactéria que está entre as causadoras da pneumonia, mas pode, sobretudo, gerar infecção gastrointestinal e no trato urinário. Entre as formas de transmissão, está o contato com as fezes e a saliva de infectados, por meio de aparelhos usados pelos médicos nos hospitais.
Segundo especialistas, a possibilidade de contágio da bactéria é maior em quem está com a imunidade muito baixa. No Hospital das Clínicas, em São Paulo, foram registrados 70 casos da doença desde 2008. No Distrito Federal, 18 pessoas morreram após a contaminação.
As bactérias resistentes aos antibióticos preocupam muito, pois podem ?doar? o plasmídio ? anéis de DNA com gene mutado e resistente a bactérias comuns -, têm aumentando ainda mais o número de contaminações.
Notícias relacionadas
Formiga, Destaque
Projeto em Formiga utiliza plantas alimentícias para promover educação
06/08/2026 - 14:23








