Formiga

Delegação de Minas Gerais conquista 20 medalhas nas Olimpíadas Escolares

Foram conquistadas 20 medalhas pela delegação mineira nas Olimpíadas Escolares, sendo duas de ouro, 11 de prata e sete de bronze. A competição se encerrou no final de semana em Goiânia (GO). Nas modalidades individuais, Minas Gerais ganhou 17 medalhas: nove no atletismo (2 de ouro, 4 de prata e 3 de bronze), cinco na natação (3 de prata e 2 de bronze), duas no judô (1 de prata e 1 de bronze) e uma no xadrez feminino (1 bronze).
As equipes masculinas de basquete, handebol e vôlei conquistaram medalhas de prata. No basquete, o time do Sistema Ápice de Ensino perdeu a final por 67 a 79 para o Colégio Pessoa, de Franca (SP). No handebol, o Colégio Nacional, de Uberlândia, perdeu por 21 a 29 para o Colégio Vinícius de Moraes, do Mato Grosso. No vôlei, o Colégio Promove, de Uberlândia, foi derrotado por três sets a um (24×26 ? 25×19 ? 25×17 ? 25×18) pelo CEL, do Rio de Janeiro.
O professor Aurélio do Amaral Duarte Costa, que é chefe da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), conta que a delegação mineira era composta por 144 alunos-atletas, de 15 a 17 anos, de 48 escolas públicas e privadas de 20 municípios, seis oficiais, dois fisioterapeutas e um jornalista.
Jemg
Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) são uma ação continuada do Projeto Estruturador Minas Olímpica, desenvolvida, em seu formato atual, desde o ano de 2007, pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento do Esporte, Educação e Cultura (IBDEEC).
O sucesso desta ação se deu desde o primeiro ano de execução e, ano após ano, a Seej aprimora a execução dos jogos e bate recordes de participação. Em 2010, os 184.050 participantes de 667 municípios e 4.740 escolas foram divididos nos módulos I e II, com atletas de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, respectivamente. Ao longo do ano, quatro modalidades coletivas e sete individuais foram disputadas nas etapas municipal, microrregional, regional e estadual e classificaram os atletas para participar das Olimpíadas Escolares como representantes do Estado de Minas Gerais.