Formiga

Por contenção de gastos, carnaval não será realizado em Formiga

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” text_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Por mais um ano, a Prefeitura de Formiga não realizará os festejos de Carnaval. O cancelamento foi anunciado pelo prefeito Moacir Riberio, na sexta-feira passada (8) e se dá pelo descompasso entre receitas e despesas nos cofres públicos, o que tem feito a administração atrasar os compromissos como o pagamento dos salários e vale-alimentação dos funcionários, e até mesmo a segunda parcela do 13º salário, cuja quitação final ocorreu na terça-feira (12).

O cancelamento já era esperado pela população. A municipalidade já há algum tempo vem anunciando que o rombo no cofre municipal é o grande culpado pela falta de investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e outras de sua responsabilidade.

Em meio a tantos problemas encontrados na cidade: ruas cheias de buracos e ruas sem calçamento que se tornaram intransitáveis, a promessa de se colocar rapidamente em funcionamento uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além da conclusão das obras na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e outras igualmente paralisadas, como as da  praça do PEC, tudo isto somado a outros problemas como o grande atraso na quitação de compromissos junto a fornecedores, acredita-se que realmente, priorizar gastos supérfluos com o carnaval, traria mais transtornos para a administração. O modelo de se ofertar ao povo, pão e circo, desta vez não surtiria os resultados esperados. Realmente não é hora de se ofertar “circo” a quem não consegue sequer comprar o indispensável “pão”.

Em 2015 o Carnaval não foi realizado no município pelo mesmo motivo, dificuldades financeiras, além da crise de abastecimento de água pela qual a cidade passou.

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Linha”][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”https://www.ultimasnoticias.inf.br/wp-content/uploads/2016/01/carnaval-formiga-2.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”left” sticky=”on” align=”center” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” /][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” module_class=”legenda” text_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Mesmo com poucas atrações, o último carnaval realizado em Formiga foi em 2014 (Foto: Divulgação)

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” text_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Nesses quatro anos de governo da atual gestão, as festividades carnavalescas foram realizadas apenas em 2013 e 2014. Mesmo que uma das promessas do prefeito Moacir Ribeiro era resgatar a festa na cidade, o tradicional desfile das escolas de samba não foi realizado durante sua gestão, por falta de apoio às escolas.

Em 2013 o Carnaval de Formiga ofereceu ao público a coroação do Rei Momo e Rainha do Carnaval, além dos desfiles de blocos da cidade e shows na praça do Terminal Rodoviário. Em 2014 houve apenas a realização de shows de bandas da cidade e região já conhecidas pelo público, o que não agradou muito os foliões que compareceram em pouquíssimo número na praça do Terminal Rodoviário.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Linha”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” text_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Carnavais em outros municípios

Este ano, a necessidade de contenção de gastos fez com que mais de 20 cidades mineiras cancelassem ou diminuíssem suas programações com as festas dedicadas ao Momo. Cidades de tradição histórica na realização de carnavais como Ouro Preto e Diamantina, cujos festejos são reconhecidos no país inteiro, já anunciaram que neste ano terão suas comemorações prejudicadas.

Na região Centro-Oeste, além de Formiga outras cidades também cancelaram as festividades: Bom Despacho e Pará de Minas.

Porém, Arcos, Cláudio, Carmo da Mata, Itaúna, Iguatama, Lagoa da Prata, Moema e Pompeu não cancelaram suas programações, apenas as reduziram, diminuindo os custos e optaram por realizar festividades mais simples.

 

Freio na folia em Minas Gerais

Cidades que já cancelaram o carnaval em 2016:

Alpinópolis, Bom Despacho, Cássia, Cláudio, Formiga, Fortaleza de Minas e Lavras.

 Cidades que vão diminuir custos com a festa:

Abaeté, Arcos, Carmo da Mata, Diamantina, Iguatama, Itambé do Mato Dentro, Mariana, Moema, Ouro Preto, Passa Tempo, Prados, Santo Antônio do Rio Abaixo, São João Del-Rei, Tiradentes e Visconde do Rio Branco.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]