A Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anunciou a participação do Museu Histórico Francisco Fonseca na 24ª Semana Nacional de Museus. O evento é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e traz, nesta edição, o tema “Museus: unindo um mundo dividido”, destacando a importância desses espaços como ambientes de diálogo entre passado, presente e futuro.
Como parte da programação local, será realizada a exposição “Entalhe e Detalhe: a arte da escultura em madeira em Formiga-MG”. A mostra é inspirada no dossiê de registro do “Modo de Fazer Esculturas de Madeira”, reconhecido como Patrimônio Imaterial do município desde 2009.
A exposição presta homenagem ao trabalho de Adão Olemar Ferreira, de sua família e amigos, responsáveis por manter viva uma tradição iniciada na década de 1980 por Geraldo Alves Pinto, seu primo. O ofício, transmitido entre gerações, evidencia a força do saber compartilhado e os laços que contribuem para a preservação da identidade cultural local.
Durante a visita, o público poderá conhecer de perto o processo artesanal de produção das peças, no qual criatividade e ferramentas simples transformam a madeira em obras únicas. A iniciativa reforça o valor do fazer manual e da cultura popular no município.
A mostra será realizada entre os dias 18 e 22 de maio de 2026, das 8h às 17h, no Museu Histórico Francisco Fonseca, localizado na rua Governador Benedito Valadares, s/n, no Centro.
A participação de Formiga na Semana Nacional de Museus evidencia o compromisso com a valorização do patrimônio cultural e das tradições locais. A exposição contribui para fortalecer a memória coletiva e destacar a importância do artesanato como expressão da identidade do município.
Com informações da Prefeitura de Formiga








