Jovens aprendizes do Patronato São Luiz participaram na terça-feira (23), de uma roda de conversa voltada à saúde mental, valorização da vida e autocuidado. A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e pela Comissão de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida.
A iniciativa proporcionou um espaço de escuta, acolhimento e reflexão, incentivando o diálogo sobre temas relacionados ao bem-estar emocional e à importância do cuidado com a saúde mental.
Emoções e desafios do cotidiano estiveram entre os temas abordados
Durante o encontro, os participantes discutiram formas de reconhecer e lidar com emoções como tristeza, ansiedade, medo e frustração. Também foram apresentadas estratégias para enfrentar desafios do cotidiano e refletir sobre situações que podem impactar a saúde emocional.
Além disso, foram abordados temas relacionados à prevenção, com destaque para a importância de buscar ajuda diante de momentos difíceis e para a identificação de sinais de sofrimento emocional. A atividade reforçou a mensagem de que ninguém precisa enfrentar suas dificuldades sozinho.
A programação também incluiu a apresentação do trabalho desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), além de informações sobre a atuação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no município.
O objetivo foi ampliar o conhecimento dos jovens sobre os serviços disponíveis para acolhimento, cuidado e acompanhamento em saúde mental.
A roda de conversa integra as ações da Comissão de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida, que tem como proposta ampliar espaços de diálogo e reflexão, especialmente entre crianças e adolescentes.
A iniciativa busca fortalecer a conscientização sobre saúde mental, autocuidado e valorização da vida, além de divulgar os serviços oferecidos pela rede municipal de atendimento.
Com informações da Prefeitura de Formiga







