Glória Menezes, uma das maiores atrizes da televisão brasileira, morreu aos 91 anos nesta terça-feira (18), em casa, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo. A causa da morte não foi informada.
Com uma carreira marcada por trabalhos de destaque na televisão, no teatro e no cinema, Glória Menezes atravessou gerações e se consolidou como um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira.
Carreira marcada pela televisão, teatro e cinema
Nascida Nilcedes Soares de Magalhães, em 19 de outubro de 1934, Glória Menezes mudou-se com a família para São Paulo aos seis anos. Na capital paulista, concluiu os estudos e ingressou na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (USP).
Ainda durante a formação, fundou o grupo de teatro amador Jovens Independentes. Em 1959, realizou seu primeiro espetáculo profissional, trabalho que lhe rendeu o prêmio de Atriz Revelação em um festival promovido pelo diretor Antunes Filho.
No mesmo ano, estreou na televisão na novela Um Lugar ao Sol, dando início à trajetória na teledramaturgia. Pouco depois, foi convidada por Antunes Filho para integrar o elenco da peça As Feiticeiras de Salém. O espetáculo teve importância tanto na carreira quanto na vida pessoal da atriz: foi nos bastidores da produção que ela conheceu Tarcísio Meira, com quem se casaria e dividiria a vida por quase seis décadas.
Em 1960, Glória Menezes recebeu do cineasta Anselmo Duarte o convite para participar do filme O Pagador de Promessas, lançado em 1962 e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.
No ano seguinte, protagonizou ao lado de Tarcísio Meira 2-5499 Ocupado, considerada a primeira novela diária da televisão brasileira. Ao longo da carreira, os dois atuaram juntos em diversas produções, como Sangue e Areia (1967), Rosa Rebelde (1969), Irmãos Coragem (1970), Espelho Mágico (1977), Guerra dos Sexos (1983) e Torre de Babel (1998).
Novelas que marcaram gerações
Na televisão, Glória Menezes também se destacou em Corpo a Corpo (1984), de Gilberto Braga. Ao longo da extensa carreira, integrou ainda os elencos de produções como Deus nos Acuda (1992), O Beijo do Vampiro (2002), Senhora do Destino (2004), Páginas da Vida (2006) e A Favorita (2008).
Seu último trabalho em novelas foi em Totalmente Demais, em 2015, quando interpretou Stelinha Bastos.
A sequência de personagens e produções de destaque consolidou Glória Menezes como um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira e uma atriz que marcou diferentes gerações de telespectadores.
Vida pessoal e últimos anos
Viúva do ator Tarcísio Meira, Glória Menezes teve três filhos: João Paulo e Maria Amélia, do primeiro casamento com Arnaldo Brito, e Tarcísio Filho, fruto da união com Tarcísio Meira.
Depois de se afastar das novelas, a atriz passou a levar uma vida tranquila no Rio de Janeiro, próxima aos filhos. Em 2024 e 2025, fez raras aparições públicas, nas quais foi vista sorridente e bem cuidada pela família.
Saúde
Em 2021, durante a pandemia de covid-19, Glória Menezes precisou ser internada no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, após contrair a doença. Na ocasião, apresentou sintomas leves e realizou o tratamento em um quarto do hospital.
Tarcísio Meira também contraiu covid-19 e teve um quadro mais grave. O ator ficou internado na UTI e precisou passar por hemodiálise. Ele morreu aos 85 anos durante o tratamento.
Nas poucas aparições públicas após deixar a televisão, Glória Menezes foi vista usando uma cadeira de rodas. A atriz, porém, afastou rumores sobre problemas de saúde e explicou que utilizava o equipamento apenas para ter mais conforto.
Com informações do Metrópoles






