A amamentação é um processo que envolve aspectos fisiológicos e emocionais na vida da mulher. Para discutir a relação entre o bem-estar psicológico e a jornada do aleitamento, o programa GestaAmor, promovido pela Santa Casa de Formiga, realiza no dia 29 deste mês seu encontro mensal com o tema “Saúde Mental e Amamentação”.
A roda de conversa será ministrada pelas acadêmicas do 6º período do curso de Fonoaudiologia do Unifor-MG, como parte das atividades do Projeto de Extensão IV sobre Saúde Mental.
Abordagem multidisciplinar e apoio emocional
A iniciativa busca conscientizar gestantes, puérperas, seus familiares e rede de apoio sobre como fatores psicológicos podem interferir no processo de amamentação e na saúde da mãe e do recém-nascido. Durante o evento, as palestrantes abordarão os seguintes temas:
– Benefícios do aleitamento: As vantagens da amamentação para a saúde física e emocional da mãe e do bebê;
– Fisiologia e técnica: A produção láctea, a importância da pega correta e as propriedades do leite materno;
– Conceito de saúde mental: Definições segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS);
– Desafios da maternidade: As oscilações emocionais na gravidez e no pós-parto e seus reflexos na amamentação;
– Depressão pós-parto: Os impactos desse quadro clínico no aleitamento materno exclusivo.
O encontro é gratuito e aberto a gestantes, lactantes, parceiros e familiares. As inscrições podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/87Pyp2e2VqZDsFe86 ou pelo linktree no Instagram da Santa Casa: @santacasadeformiga.
O projeto GestaAmor reforça o compromisso da Santa Casa com o atendimento humanizado, oferecendo um espaço seguro para troca de experiências e orientação acessível à comunidade.
Fonte: Ascom Santa Casa de Formiga






