Estadual

Lagoa Santa suspende aulas após número de casos de sarna humana chegar a 241

Foto: Google Street View

Aulas em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram suspensas nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9) após o número de casos de sarna humana, também conhecida como escabiose, chegar a 241. Segundo a administração municipal, 50 novos casos foram identificados nas últimas 24 horas.

A suspensão das atividades escolares foi adotada como uma medida adicional de precaução diante do cenário epidemiológico. De acordo com a prefeitura, embora o fechamento das escolas não seja uma recomendação técnica de rotina para o manejo da escabiose, a medida busca apoiar as ações de controle e prevenção da transmissão.

Casos são acompanhados pela rede municipal de saúde

Todos os casos notificados foram encaminhados para atendimento na rede municipal de saúde. Os pacientes passam por avaliação e recebem indicação do tratamento adequado, quando necessário.

As Secretarias de Saúde e Educação acompanham a situação nas unidades de saúde, no hospital e junto às famílias. O objetivo, segundo a prefeitura, é garantir a realização correta dos tratamentos e identificar rapidamente novos casos.

A administração municipal reforçou que a suspensão das aulas, isoladamente, não é suficiente para interromper a transmissão da doença. Pais e responsáveis devem manter os cuidados recomendados em casa e observar sinais como coceira intensa e lesões na pele.

Em caso de suspeita, a orientação é procurar uma unidade de saúde para avaliação. Também é necessário ter atenção com roupas, roupas de cama, toalhas e objetos de uso pessoal, além de evitar contato físico próximo com pessoas que possam estar contaminadas, como forma de reduzir o risco de novas transmissões e reinfestações.

Escola já havia interrompido atividades

Esta não é a primeira suspensão de aulas relacionada à escabiose em Lagoa Santa. No início deste mês, a prefeitura interrompeu as atividades da Escola Municipal Mércia Margarida Maria nos dias 1º e 2, após a confirmação de 21 casos da doença entre alunos e uma professora.

Sete surtos foram registrados em Minas Gerais em 2026

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a escabiose não integra as listas nacional e estadual de doenças e agravos de notificação compulsória. Por esse motivo, o Estado não possui um levantamento consolidado de todos os casos registrados.

Quando são identificados dois ou mais casos com vínculo epidemiológico, no entanto, os municípios devem comunicar a ocorrência à SES-MG, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas) ou da área técnica responsável.

Conforme os registros comunicados à Secretaria, sete surtos de escabiose foram registrados em Minas Gerais em 2026, até o momento. As ocorrências foram identificadas em Andradas, Lagoa Santa, Itapecerica, Lavras, Joaquim Felício, Coronel Xavier Chaves e Alfenas.

A SES-MG informou que acompanha a situação junto aos municípios e oferece suporte técnico para a adoção de medidas de prevenção e controle. As equipes municipais são responsáveis pelo acompanhamento dos casos e pelas orientações às escolas, com apoio do Estado.

Entre as medidas avaliadas estão orientações sobre isolamento e cuidados necessários para evitar novas transmissões, levando em consideração fatores como gravidade, transmissibilidade e magnitude de cada ocorrência.

Com informações do Hoje em Dia