Em 13 de maio de 1917, três crianças pastoras, Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto, relataram ter visto uma “senhora mais brilhante que o sol” na Cova da Iria, em Fátima, Portugal. As aparições se repetiram nos meses seguintes, culminando em outubro com o chamado “Milagre do Sol”, testemunhado por milhares de pessoas. A Igreja Católica reconheceu oficialmente as aparições em 1930, e desde então, Nossa Senhora de Fátima tornou-se uma das devoções marianas mais populares do mundo.
O Santuário de Fátima em Portugal: um dos maiores centros de peregrinação do mundo
Localizado na cidade de Fátima, no município de Ourém, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é um dos mais importantes destinos de peregrinação católica.
O complexo inclui a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a Basílica da Santíssima Trindade, além de espaços para oração, retiros e acolhimento de peregrinos. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes de todo o mundo passam pelo santuário, especialmente nas datas comemorativas de 13 de maio e 13 de outubro.
Nossa Senhora de Fátima no Brasil: cidades que celebram a padroeira
A devoção a Nossa Senhora de Fátima também é forte no Brasil, com diversas cidades tendo-a como padroeira e realizando festas em sua homenagem. Entre elas estão:
- Recife (PE): abriga o mais antigo santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima fora de Portugal, inaugurado em 1935;
- Fortaleza (CE): possui a maior imagem da santa no mundo, com 15 metros de altura, inaugurada em 2008;
- Lucas do Rio Verde (MT): tem Nossa Senhora de Fátima como padroeira e celebrações anuais em sua honra;
- São Benedito (CE): abriga o Santuário de Fátima da Serra Grande, um importante centro de peregrinação na região.
Além dessas, várias paróquias em todo o país são dedicadas à santa, como em João Monlevade (MG), Mossoró (RN), São Carlos (SP) e Uberlândia (MG).
Fonte: Ana Leitão/ Estado de Minas