Nesta quinta-feira (14), a 13ª Companhia Independente da Polícia Militar com sede em Formiga comemorou o aniversário de 237 anos da Polícia Militar de Minas Gerais.
Por uma questão de maior comodidade e espaço, a solenidade foi realizada nas dependências do Ginásio Esportivo do Cat/Unifor e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.
A data geralmente é comemorada no dia 9 de junho, mas devido ao feriado prolongado e as festividades do aniversário da cidade de Formiga (no dia 6 de junho), as comemorações foram realizadas nesta quinta-feira.
Na oportunidade, foi comemorado também o dia dos integrantes da reserva e reformados, que receberam várias homenagens, simbolizando os policiais militares que, durante o serviço ativo, colaboraram na busca da paz social e para o crescimento da instituição, com a entrega do Certificado Missão Cumprida.
Foram agraciados: o segundo tenente PM, Jairo da Silva Campos; o subtenente PM,Carlos Luis Costa; o segundo sargento PM, José Geraldo da Silva e o terceiro sargento PM, Juarez Baltazar da Silva.
Também foram homenageados o militar mais antigo, ainda residente na área da 13ª. Cia Independente, major QOR, Francisco José Teixeira, hoje com 85 anos de idade, tendo se integrado nos quadros da PM no ano de l948; subtenente QPR, Walter Eleutério Gontijo, integrado na PM em 1950 e o terceiro sargento QPR, José Lúcio Filho (1952).
Também receberam homenagens especiais diversas personalidades civis, militares, entidades sociais, veículos de comunicação, além do 6º Pelotão/1ª Cia/10º Batalhão de Bombeiros Militar em Formiga.
Foram eles: Aluísio Veloso da Cunha, prefeito municipal; Dr. Altair Resende de Alvarenga, juiz de Direito; Dr. Angelo Ansanelli, promotor de Justiça, Dr. Edilberto Tadeu Rodrigues, delegado regional; Dra. Luciana Imaculada de Paula, promotora de Justiça, José Eugenio da Silva, comerciante; vereadores Mauro César Alves de Souza, José Geraldo da Cunha e José Gilmar Furtado; Paulo Coelho, secretário de Gestão Ambiental; Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep); Dr. Ricardo Augusto Bessas, delegado; José Ronaldo da Silva, comerciante; João Evangelista de Assis Chagas, (Amafurnas); Carlos de Oliveira da Costa (Granja do Carlos); TV Oeste; João Bosco da Silva (Sest/Senat); subtenente da Marinha, José Lopes do Couto Filho; Aureliano Landico Pinto (radialista); Rádio Líder.
Durante a solenidade, foram agraciados com a Medalha Mérito Militar, destinada a distinguir e premiar os policiais militares em reconhecimento aos bons e leais serviços prestados ao longo da carreira, o terceiro sargento Ronésio Luiz de Assis (grau prata) e segundo sargento Ênio da Silva Castro (grau bronze). Também foram condecorados por relevantes serviços prestados à instituição com a Medalha Alferes Tiradentes, o capitão Wellington Levy Teixeira, comandante da 241ª Cia sediada em Arcos, e Mérito Profissional pela conduta funcional e particular, que são fatores preponderantes para o êxito das atividades da Polícia Militar, o cabo da 13ª Cia. Independente, Daniel Adão de Oliveira.
Os homenageados receberam os certificados e os cumprimentos das mãos do coronel Eduardo Campos de Paulo, comandante da 7ª Região da Polícia Militar, e do tenente-coronel Wilton Lucio de Oliveira, comandante da 13ª Cia Independente.
O tenente-coronel Wilton Lúcio agradeceu a todos os convidados pela presença. Ele também comunicou que havia solicitado sua transferência para a reserva a partir desta data, fato este já comunicado aos seus comandados. O capitão Euzébio será o comandante da 13ª Cia., até que seja designado um novo militar para assumir o cargo.
Foi servido aos convidados um coquetel abrilhantado pela apresentação da Banda de Música do 23º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Divinópolis.

COMPATILHAR: