Redação Últimas Notícias

O dia 28 de outubro é marcado, para os católicos, pela homenagem a São Judas Tadeu, conhecido como santo das causas impossíveis. 

Desde sexta-feira (25), a paróquia de Formiga, no bairro Alvorada, está em festa com celebrações e barraquinhas.

Nesta segunda serão celebradas missas às 10h, 15h e 19h. Ainda será serviço um almoço nas barraquinhas e as festividades continuam à noite.

“Advogado das Causas Impossíveis”

São Judas Tadeu, apóstolo e mártir, conhecido como padroeiro das causas impossíveis é um dos santos mais populares no Brasil.

Primo de Jesus, ele foi um dos doze apóstolos, chamado de Tadeu (João 14,22), era irmão de Tiago Menor e pode ter sido pescador no princípio de sua vida.

Escreveu a Epístola de Judas no Novo Testamento no ano 90 da nossa era e pelos termos como a redigiu, parece que se dirigiu a todos os fiéis; na realidade, deveria ser endereçada aos judeus-cristãos da Palestina. Ele pregou o Evangelho na Armênia, Mesopotâmia, Arábia, Síria e Pérsia. Foi martirizado na Pérsia, com setas ou azagaias. Alguns textos informam que teria sido martirizado na cruz, juntamente com São Simão.

Venerado na Idade Média, seu nome era frequentemente confundido com o de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, por isso, ninguém o invocava para nada. Quem o fazia (e geralmente em último caso, numa situação desesperadora) obtinha a graça.

Sua festa é celebrada juntamente com a de São Simão, com quem pregou na Pérsia. Ambos foram martirizados. As relíquias de ambos os santos foram levadas para Roma no século VII ou VIII, e estão na Basílica de São Pedro, em Roma.

COMPATILHAR: