O 1o Campeonato Aberto de Capoeira em Formiga, que teve como tema “Duelo de Camaradas” foi organizado por três grupos formiguenses: Nação Capoeira, Topázio e Negra Cor.

O evento foi realizado nesse domingo (21), no Formiga Tênis Clube (FTC), e contou com a participação de capoeiristas de vários lugares do Brasil e até fora do país. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, apoiou a realização do evento.

De acordo com Mestre Gaguinho, um dos organizadores do campeonato, que faz parte do grupo Nação Capoeira, o evento teve como objetivo reunir grupos de capoeiristas para uma disputa de amigos.

“Foram aproximadamente 400 pessoas que estiveram reunidas no Poliesportivo. 13 grupos, com capoeiristas de 20 cidades brasileiras, disputaram o campeonato. Um dos capoeiristas que esteve presente, inclusive, é o contra-mestre Bracinho, que é baiano, mas mora em Paris, na França”, explicou.

Os vencedores do campeonato foram: o Contra-mestre Bracinho, em primeiro lugar; Mestre Gaguinho em segundo e o Contra-mestre Natan, de Lavras, em terceiro lugar. Eles receberam troféus e medalhas.

De acordo com Mestre Gaguinho, além da disputa de luta, houve campeonato de musicalidade, em duas categorias: “Amador”, formada por alunos, e “Profissional”, por professores e mestres. “É a primeira vez, na região de Formiga, que tivemos uma disputa de musicalidade de Capoeira, e foi muito bonito de se ver”.

Mestre Gaguinho informou que Formiga conta atualmente com seis grupos de Capoeira e que pretende tornar esse campeonato aberto em uma tradição na cidade. “Não é comum a realização de campeonatos abertos na região. Queremos promovê-lo anualmente e, com o apoio da Prefeitura, fazer com que ele entre no calendário de eventos da cidade”.

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: