A cidade de Formiga foi tema do MGTV do último sábado (18). O destaque foi a 2ª Oficina de Cinema, que tem como tema ?Patrimônio Cultural de Nossa Cidade?. O curta-metragem que está sendo produzido por aproximadamente 25 jovens retrata os patrimônios culturais da cidade em vinte e cinco minutos de duração.
As aulas começaram no dia 15 de junho e, desde o dia 4 deste mês, os futuros cineastas colocaram em prática o que aprenderam com os professores. As imagens para o futuro curta retratam diversos patrimônios da cidade como a Casa do Engenheiro, o Museu, igrejas, escolas, cemitérios, o antigo Matadouro e o antigo cine Glória. Cenários que marcam e resgatam a memória e a cultura de Formiga.
Os jovens tiveram aulas teóricas sobre patrimônio cultural, ministradas pelo turismólogo Rafael Teixeira, da Memória Arquitetura de Belo Horizonte. Joe Bazílio, um dos idealizadores e facilitador da oficina, ensinou a turma sobre roteiro, pré-produção, técnicas de filmagem, equipamentos, fotografia, produção, direção, edição, pós-produção e autoração de DVD.
Segundo informou a Secretária de Cultura, Maria Andrada, aproximadamente 70 estudantes se inscreveram para a oficina. ?Era necessário os jovens estarem estudando para se inscreverem. As aulas são diárias no turno vespertino e exige muita disciplina e dedicação. Com o tempo cada componente foi se identificando com determinada função no curta como roteiro, direção, produção?.
Maria Andrada explicou que este ano resolveram escolher um determinado tema para a realização do projeto. ?Dentre os assuntos propostos, os próprios alunos escolheram as lendas que se conta na cidade, focando a história de fantasmas?.
Para o jovem Tiago Fonseca, a oficina está sendo ótima, um aprendizado para a vida toda. ?Estou adorando este trabalho, aprender, conhecer e produzir é sensacional. Eu gosto muito de assuntos ligados à cultura e ao cinema. Aprendi muito até o momento e tenho certeza que tenho muito ainda para aprender. Com este curso, pude saber mais sobre a história da minha cidade, seu patrimônio e os pontos fascinantes que aqui existem?, contou.
Joe Bazílio comentou sobre o interesse da turma. Eles são bastante criativos. Tenho certeza que vai sair um bom trabalho. A produção será utilizada como produto cultural para a Jornada Mineira de Patrimônio Cultural. Isto vai gerar pontos para o ICMS cultural de Formiga?, acrescentou o coordenador.
A previsão é que o curta-metragem seja finalizado no início de agosto. Em setembro ele será apresentado a toda a cidade fazendo parte da Jornada Cultural. Os jovens receberão certificados pela realização do projeto.

COMPATILHAR: