Nos dias 6, 7 e 9 de maio, será realizada, no Centro Universitário de Formiga, a 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo, com uma programação que conta com palestras sobre vários temas e workshop de projetos. O objetivo da atividade é discutir e avaliar as ações políticas de inclusão e acessibilidade.
Segunda-feira – 6 de maio
A palestra de abertura será às 19h, no Salão Nobre ?Eunézimo Lima?, com o tema: ?CAU-MG: Diversidade do campo de atuação do arquiteto e a responsabilidade da profissão?. A palestrante é a conselheira estadual titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MG), sub-secretária de finanças da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e sócia-cotista da Construtora Vilella Ltda, professora Andréa Lúcia Vilella Arruda.
A segunda palestra da noite, às 21h30, terá como tema ?A atuação do arquiteto no campo da acessibilidade? que será ministrada pela arquiteta e urbanista Bárbara Rabelo Dechelane. Ela presta serviços de Arquitetura para o Ministério Público do Estado de Minas Gerais como perita de acessibilidade desde 2009 e também faz consultorias na área de acessibilidade e projetos. Atua como arquiteta na Diretoria de Patrimônio Cultural da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte desde 2012.
Terça-feira – 7 de maio
No segundo dia de evento, serão ministradas três palestras. A primeira delas, às 19h, será sobre ?Ocupações urbanas: a luta pela moradia em Belo Horizonte e a atuação dos arquitetos?. O palestrante é o arquiteto e urbanista Tiago Castelo Branco Lorenço. Atualmente, ele trabalha com maquetes e com projetos arquitetônicos e urbanos. É vice-diretor de Habitação do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Minas Gerais e Diretor Suplente do Sindicato dos Arquitetos de Minas Gerais.
A segunda palestra será proferida pela soldado Fernanda de Fátima Veiga, do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Formiga, com o tema: Segurança contra incêndio e pânico.
De acordo com a coordenadora do curso de arquitetura, professora Hiveline Canan, diante dos últimos acontecimentos que sensibilizaram o país, torna-se necessário o conhecimento das Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros por todos os profissionais envolvidos nos projetos das edificações.
A terceira palestra, às 21h, será apresentada por diretores da Asadef (Associação de Auxílio ao Deficiente Físico) de Formiga. Comparecerão ao evento o presidente da entidade, Marley Rodrigues de Assunção, a segunda secretária, Zilda Faria, e a primeira tesoureira, Maria de Lourdes Andrade. Eles abordarão sobre ?As condições de acessibilidade no município de Formiga?.
Quinta-feira ? 9 de maio
Encerrando a 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo, haverá um Worshop de Projeto, das 19h às 22h, na Sala de Danças do Unifor O curso de Arquitetura e Urbanismo promoverá uma interação entre palestrantes e alunos sobre o processo criativo de projetos arquitetônicos.
O tema ?O processo criativo: teoria e prática? será abordado pelo arquiteto e urbanista professor. João Antônio Valle Diniz e pelo arquiteto professor. José Euzébio da Costa Silveira.

Comentários
COMPATILHAR: