A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu 31 de maio como Dia Mundial Sem Tabaco. Para relembrar a data, as voluntárias e a psicóloga Denise Silveira Leão da Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas realizam panfletagem, de 9h às 11h, no quarteirão fechado da rua São Paulo, em Divinópolis, nesta terça-feira (31).
Segundo a psicóloga, este ano o tema será ?Três formas de salvar sua vida? com o objetivo de tornar públicas as informações sobre a Convenção-Quadro Documento para Controle do Tabaco. Para proteger a população do tabagismo, 172 países assinaram um tratado internacional chamado Convenção-Quadro para Controle do Tabaco. O Brasil aderiu ao acordo em 2005 e criou uma comissão, a Conicq, para implementar o tratado.
O consumo de cigarros, charutos e demais produtos do tabaco é um grande problema mundial de saúde pública. Ele provoca a morte de 6 milhões de pessoas a cada ano no mundo. No Brasil são 200 mil mortes anuais.
O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos).

COMPATILHAR: