O detento Cleidimar Jesus de Sousa, que cumpria pena desde janeiro deste ano na Penitenciária de Formiga, viveu a emoção de reencontrar seus parentes na semana passada, após oito anos de separação. O reencontro aconteceu na porta da unidade, no momento de sua libertação e foi possível, devido ao empenho dos servidores da unidade prisional, que buscaram as informações e fizeram todo o contato com a família do detento.
De acordo com Daniela Ribeiro de Souza, diretora administrativa da Penitenciária de Formiga, Cleidimar ficou sem notícias da família durante oito anos, o que levou seus parentes a acreditarem que ele estivesse morto. ?Os familiares ficaram tão felizes ao receber a ligação da Penitenciária que viajaram 970 quilômetros, da cidade de Pedro Canário, no Espírito Santo, até Formiga, para recepcioná-lo em sua saída da prisão?, conta.
No dia 8 de maio, a direção da Penitenciária recebeu o alvará de soltura expedido pela Justiça para Cleidimar. Ele tinha sido preso em flagrante por furto e o documento o beneficiava com a liberdade provisória. No entanto, ao providenciar as documentações necessárias ao procedimento, os servidores da Penitenciária constataram que o detento possuía dois prontuários cadastrados na Polícia Civil.
Emoção
Para unificar os prontuários e regularizar a situação do preso, os servidores realizaram incessantes buscas de informações sobre seu nome correto, filiação, naturalidade e nascimento. Durante a procura, a equipe da Penitenciária de Formiga conseguiu localizar um cunhado de Cleidimar que trabalhava em um hotel na cidade de Pedro Canário, onde ele nasceu.
Segundo a coordenadora do Sistema Integrado de Informação Penitenciária (Infopen) da unidade, Ana Paula da Silva Faria, a família ficou muito emocionada ao receber a ligação da penitenciária. ?Eles ficaram surpresos e felizes quando descobriram que Cleidimar estava vivo. Providenciaram imediatamente toda a documentação de cartório necessária para que conseguíssemos regularizar a situação do preso e liberá-lo?, conta.
O detento foi liberado da unidade na segunda-feira passada (23), e recebido por sua irmã e cunhado na saída. ?Os familiares de Cleidimar haviam chegado a Formiga no dia anterior e ficaram bastante emocionados durante o reencontro?, conta a diretora Daniela.

Cristina, irmã do preso, disse que foi uma felicidade muito grande tê-lo de volta. ?Rezávamos todos os dias por ele, foi um milagre de Deus esse encontro?. Cleidimar seguiu com a irmã no mesmo dia para Pedro Canário, onde pôde reencontrar também a mãe que, já adoentada, teve a chance de abraçar novamente o filho.

COMPATILHAR: