Um grave apagão, a partir das 22h13 desta terça-feira (10), atingiu pelo menos dez estados brasileiros, entre eles Minas Gerais, além do Paraguai. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o apagão que atingiu parte do Brasil teria relação com o desligamento completo da usina hidrelétrica de Itaipu, que abastece cerca de 20% do país. A administração da usina afirmou que não houve problema de geração, mas sim em linhas de transmissão de energia. Entretanto, não se sabe ao certo quais os reais motivos.
A região mais afetada pelo blecaute foi a Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz. Em Minas Gerais, houve blecaute total nas regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, mas em partes de Belo Horizonte a luz não caiu durante a noite.
Em Formiga, chegou a ter um pique de energia e as luzes da cidade se apagaram por alguns instantes, mas o fornecimento de energia foi restabelecido rapidamente.
O apagão também afetou o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o interior da Bahia e partes de Pernambuco. Do outro lado da fronteira, o Paraguai, que também recebe energia da usina de Itaipu, ficou às escuras, em consequência do que usina chamou de efeito dominó.
Na manhã desta quarta-feira (11), a administração da Itaipu informou que, após o blecaute que atingiu parte do país, a usina voltou a operar normalmente às 6h de hoje e que não registrou nenhum tipo de pane em suas instalações. Indícios apontam para falha na transmissão de energia entre o Paraná e São Paulo, segundo técnicos da usina. A transmissão é responsabilidade de Furnas Centrais Elétricas.
Segundo fontes ligadas à usina, por volta das 6h40, 18 das 20 unidades geradoras produziam energia para o Brasil e para o Paraguai.

´Desligamento completo´
Em entrevista coletiva em Brasília, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que houve um desligamento completo de Itaipu. Uma linha de transmissão caiu e determinou a queda de outras, disse o ministro. Lobão avaliou que não é possível afirmar, com certeza, o que causou a falha no fornecimento de energia elétrica. Entretanto, segundo ele, o problema teria sido provavelmente causado por fatores atmosféricos, como tempestades de grande intensidade. A expectativa é de que hoje, após vários estudos, seja diagnosticada a causa do apagão.

Consequências
Muitas foram as consequências do apagão. Além do pânico entre a população, centenas de pessoas ficaram presas em elevadores e caixas eletrônicos, principalmente no Rio de Janeiro, que foi o estado mais atingido; milhares de pessoas também tiveram dificuldades de voltar para casa, pois os metrôs pararam de funcionar e, com isso, os ônibus ficaram lotados; os semáforos também ficaram desligados, causando congestionamento e muita lentidão no trânsito. Pacientes também tiveram que ser transferidos às pressas para hospitais que têm gerador de energia, inclusive bebês prematuros, que correram sérios riscos durante a transferência.

COMPATILHAR: