O Conselho Municipal de Saúde (CMSF), em parceria com a Prefeitura de Formiga, realizará a 5ª Conferência Municipal de Saúde, no sábado (25). O encontro terá início às 7h, no Auditório Odete Khoury, localizado na Escola Municipal Franklin de Carvalho, no bairro Areias Brancas.

 A conferência é aberta ao público e é de extrema importância a participação da comunidade, pois será discutida a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) e principais problemas. As conclusões nortearão a política de saúde, com a definição de prioridades.

 Dessa forma, todos os movimentos sociais da cidade podem apresentar teses referentes ao tema abordado, desde que as  proposições sejam previamente apresentadas, devidamente assinadas, na Secretaria de Saúde.

De acordo com o presidente do conselho, José Edilson Araújo, a participação de toda a população é fundamental. “Toda a comunidade formiguense está convidada e deve participar da conferência, pois ela é a oportunidade de avaliarmos a situação da saúde, e fortalecer o controle social no SUS”, comentou.

O Conselho Municipal de Saúde é formado por: José Edilson Araújo (presidente); Ronan Rodrigues de Castro Júnior (vice- presidente); Ana Lúcia Souza Consentino (primeira-secretária); Rogério Iunes Pereira (segundo-secretário) e Lutério de Freitas Costa (tesoureiro).

 O evento é obrigatório e ocorre em preparação à 15ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre a cada quatro anos e será realizada de 1º a 4 de dezembro, em Brasília, tendo como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

 Maior evento do país na área da saúde, a conferência será coordenada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). A previsão é de que até lá, 2 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam mobilizadas nas plenárias regionais, na plenária nacional e nas conferências municipais e estaduais.

Redação do Jornal Nova Imprensa Secom, portal EBC

Comentários