Em 2014, 369 pessoas deixaram de realizar o exame necessário para confirmar se estavam com dengue ou não, o que corresponde a 71,78% dos casos suspeitos do município.
Durante todo o ano passado, apenas 54 casos foram devidamente confirmados, enquanto 91 foram descartados, porém, sem a realização dos exames, a Secretaria de Saúde não tem condições de apresentar os números reais da doença, o que pode mascarar a gravidade da situação no município.
De acordo com um homem de 33 anos, atendido no Pronto Atendimento Municipal (de responsabilidade da Secretaria de Saúde) há alguns dias, assim que alguém chega com sintomas da dengue no PAM, já recebe medicação para a doença e em seguida é liberado, sem a coleta do sangue para o exame. ?Cheguei com febre, dor de cabeça e dor nos olhos. Me ?deram? paracetamol, me instruíram sobre hidratação e fui liberado?, comentou o paciente.
A conduta foi confirmada por profissionais do PAM, que garantiram que nos casos necessários, o paciente é colocado no soro e permanece no local para observação. Um dos funcionários disse ainda que é crescente o número de doentes que apresentam sintomas da doença.
Como neste ano, o Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) apresentou números preocupantes; com um índice de infestação predial de 6,7 (resultados entre 0 até 0,9, o município enquadra-se em situação de baixo risco; de 1,0 a 3,9, é médio risco; e acima de 4,0, é considerado alto risco), o jornal entrou em contato com a administração, na segunda-feira (9) e fez as seguintes perguntas:
1) Como está a progressão dos casos de dengue em Formiga?
2) Em 2015, qual o balanço dos casos suspeitos e quantos já foram confirmados?
3) A realização do exame está sendo estimulada pela administração para o controle da doença?

Sem responder de maneira adequada e direta aos questionamentos, a Comunicação da Prefeitura enviou a seguinte nota:
?Conforme previsto na programação de combate à dengue, os trabalhos estão sendo intensificados na região, com a criação de uma comissão intermunicipal de combate à doença, por iniciativa da Secretaria de Saúde de Formiga. Para hoje, dia 10, a partir das 14 horas, está agendada reunião com os representantes de 12 municípios da região, na sede da Secretaria de Saúde. Foram convidados os secretários de Saúde e coordenadores de epidemiologia.
A Secretaria Municipal de Saúde de Formiga solicitou essa reunião tendo em vista o panorama do país em relação à dengue. Está sendo um período atípico, fazendo-se necessário ampliar ações de combate ao vetor. No ano de 2015, foram realizadas 80 notificações suspeitas. Os resultados liberados pela Funed, até a data de hoje, dia 10, ainda não confirmaram nenhum caso positivo no em Formiga.
Diversas ações de conscientização e de combate à dengue estão sendo executadas na cidade, conforme já divulgado e conforme será exposto ao longo desta semana?.
Vale ressaltar que como ocorreu em 2014, o fato de haver 80 notificações de casos suspeitos, não significa que todas as pessoas realizaram o exame para a constatação da doença.

Faça sua parte
Apesar das contínuas reclamações de moradores da cidade à respeito de lotes vagos que, em descumprimento à lei municipal, não estão limpos e murados, e se transformam em depósitos de lixo e consequentemente em criadouros do mosquito transmissor da dengue, existe um consenso dos órgãos de saúde em afirmar que a maioria dos focos permanece no interior das residências. Por isso, apesar de ser repetitivo, é importante insistir na conscientização da população sobre verificar lajes e quintais para a retirada de possíveis depósitos de água, onde esse inseto se reproduz.
Comissão Intermunicipal

A Secretaria de Saúde realizou na terça-feira (10), uma reunião com cidades vizinhas para criar a Comissão Intermunicipal Regional de Controle da Dengue e Chikungunya. Nove municípios participaram do encontro. Ficou decidido ainda que cada cidade criará um comitê municipal de combate a essas doenças, envolvendo autoridades e representantes da sociedade civil.
Formiga tomou essa iniciativa por ser sede microrregional de saúde e, por isso, co-responsável pela orientação e auxílio logístico dos municípios vizinhos que aderem a ações integradas de combate à dengue. A reunião foi feita no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. ?Ficamos satisfeitos em ver as cidades unidas para combater a dengue. Essa é uma doença que só pode ser vencida com a conscientização de todos nós?, disse a secretária municipal de Saúde, Maria Inês Macedo.
A criação da comissão e dos comitês tem como objetivo a prevenção de futuros surtos epidemiológicos. Um dos pontos discutidos é que, devido à escassez de água, muitas pessoas estão armazenando água inadequadamente, favorecendo a proliferação do mosquito transmissor.
?A ideia é que cada representante do comitê, o qual será nomeado pelos municípios, administrem as notificações feitas nas casas, lotes vagos, bem como suspeitos de riscos de proliferação do mosquito Aedes e Aegypt, vetor da dengue e da chikungunya, para que trabalhemos de forma conjunta para criarmos ações que fortaleçam os vínculos com parceiros públicos?, explicou o coordenador do Setor de Epidemiologia, Marden Daniel Muniz.
Coordenadores e agentes do Setor de Epidemiologia das cidades de Arcos, Pains, Japaraíba, São Sebastião do Oeste, Iguatama, Bambuí, Pimenta, Pedra do Indaiá, e Formiga participaram da reunião e expuseram as situações de cada município.
No dia 29 de janeiro, foi realizada outra reunião. Na ocasião, foram apontadas melhorias a serem feitas no combate à dengue na região. Uma das questões abordadas foi o resultado mais recente do LIRA (Levantamento e Índice Rápido Aedes Aegypt), realizado em janeiro e que passou de 3,6 para 6,7, elevando a categoria de médio para alto risco em Formiga. Segundo o Setor de Epidemiologia, foram verificados aumentos similares na região.
Ainda de acordo com o setor, os locais de difícil acesso para os agentes de combate à dengue serão passados para a Promotoria Pública, para que sejam tomadas medidas em relação aos proprietários dos imóveis.

COMPATILHAR: