Somente a pessoa determinada pode fazer alguma coisa na vida, pois aparecem pessoas para ponderar e levantar dificuldades para realizar as tarefas.

Bem, estava eu a plantar uma muda de Pau Brasil no quintal de minha residência e diversas pessoas me diziam para não plantar, alegando que não poderia depois cortá-la, que a árvore iria ficar muito grande. Obstinado, respondi ser aquilo o que queria, plantei e já se passaram anos, a árvore já está bem grande e nos dando o prazer de sua sombra.

Quando do descobrimento do Brasil, o Pau-Brasil foi a primeira riqueza explorada aqui. O Pau-Brasil era abundante na costa brasileira, com diâmetro de até 1 metro e com altura de 10 a 15 metros. Os índios derrubavam, cortavam e transportavam as árvores até a margem da praia para os portugueses, franceses ou espanhóis e eram pagos com quinquilharias.

Conhecido também como pau-de-tinta, o Pau-Brasil era muito valorizado comercialmente na Europa para a extração de corante vermelho para tingir tecidos.

A exploração do Pau-Brasil era predatória, se deslocava pelo litoral, gerou o esgotamento da espécie e também da Mata Atlântica existente em quase total o litoral.

Hoje o Pau-Brasil, que era abundante no litoral brasileiro, tem presença escassa, assim como diversas outras espécies nativas.

Em regra geral, todas as árvores vão escasseando, mesmo sendo elas geradoras de sombra prazerosa, retentoras das águas das chuvas, abrigo para passarinhos, absorvedoras da radiação solar e gás carbônico, liberadoras de oxigênio e água, e realizadoras do processo fotossíntese.

Além disto, as regiões urbanas detentoras de um manto maior florestal podem usufruir de menores temperaturas, em relação a outras regiões desprovidas de florestas.

Entretanto, é possível mudar este panorama e cada pessoa se tiver a atitude de plantar uma ou duas espécies de árvore, seja no quintal de sua residência, em frente à sua casa, em seu sítio ou fazendo, estarão ajudando a colocar mais uma árvore no planeta. E é nesta atitude, aparentemente pequena, que se faz um futuro melhor.

Comentários