A Santa Casa de Formiga receberá neste domingo (28), o aparelho de ressonância magnética Siemens Magnetom Flow.Ace, o equipamento que permitirá a retomada do serviço de exames de imagem na instituição. O aparelho foi adquirido em 29 de dezembro de 2025.
A implantação do serviço conta com investimento total de R$ 5.377.833,35, viabilizado por meio de convênio entre a Santa Casa e o Governo de Minas Gerais.
Do valor total, R$ 2.650.000,00 foram destinados por meio de convênio proveniente do Fundo Estadual de Saúde, com indicação do deputado estadual Antônio Carlos Arantes. Os recursos foram repassados em novembro de 2025.
A Prefeitura de Formiga contribuiu com uma contrapartida de R$ 2.727.833,35, transferida em abril deste ano, completando os recursos necessários para a execução do projeto.
Retorno do serviço
Formiga e os municípios que compõem a microrregião de saúde estão sem o serviço desde agosto de 2024, quando o antigo aparelho foi retirado do hospital por determinação judicial em decorrência de um processo trabalhista herdado de gestões anteriores. Desde então, pacientes internados e externos precisavam se deslocar para outras cidades para realizar o exame.
A previsão é que os atendimentos sejam iniciados em agosto, após a instalação do equipamento e o treinamento da equipe responsável pela operação.
A implantação do aparelho representa um importante avanço para a estrutura hospitalar e amplia a capacidade de diagnóstico da unidade, beneficiando usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais pacientes da região.
Com informações da Santa Casa de Formiga e da Prefeitura Municipal de Formiga






