O abastecimento de água em vários bairros de Arcos está comprometido nesta terça-feira (5). O problema, segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), é devido ao furto de 100kg de fios de cobre da estação de captação de água, responsável pelo abastecimento da cidade.

Em nota, a Copasa informou que a situação deve ser normalizada gradativamente na tarde e inicio da noite desta terça.

Segundo a Polícia Militar (PM), o responsável pela estação disse que durante a madrugada percebeu que o bombeamento de água havia sido interrompido. Ao verificar a situação, ele descobriu que o portão da casa de máquinas havia sido arrombado e os fios de cobre furtados.

Ainda segundo a PM, os criminosos quebraram alguns pisos na cada de máquinas para ter acesso aos fios que estavam ligados no transformador de energia.

Projeto para coibir furtos nas estações

Um projeto para coibir os frequentes furtos de fiação elétrica nas estações da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foi tema de uma reunião entre gestores da Copasa e a Polícia Militar (PM) em setembro. O encontro ocorreu em Divinópolis, mas segundo a Copasa, o projeto será executado em todas as cidades de atuação da companhia.

Na ocasião, a Copasa informou que mantém o cercamento das unidades e tenta dificultar ao máximo as ações dos vândalos com grades e chumbamento dos equipamentos. A Companhia informou também que está tomando medidas para evitar os furtos, dentre elas, a substituição dos fios de cobre pelos fios de alumínio.

Fonte: G1

COMPATILHAR: