As inscrições para o Programa Segundo Tempo em Formiga já estão abertas. O projeto está sendo implementado pela Prefeitura de Formiga por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e funcionará em dez quadras de bairros distintos.
Poderão se inscrever crianças e adolescentes de 7 a 17 anos matriculados regularmente na rede de ensino. As inscrições estão sendo feitas no próprio local onde ocorrerão as atividades.
O objetivo do programa é democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social.
Em cada quadra esportiva terá três monitores. O programa conta com 32 profissionais, entre eles um coordenador pedagógico e um coordenador geral, além dos monitores. Os responsáveis foram até as escolas para divulgaram o programa.
O núcleo do Programa Segundo Tempo é caracterizado pela composição de um grupo de 100 crianças, adolescentes e jovens que, sob orientação de profissionais de educação física ou esporte, e desenvolve atividades esportivas e complementares, tendo como modelo:
? Atividades no contraturno da escola, podendo ser no ambiente da escola ou em espaços comunitários (públicos ou privados);
? Oferta de, no mínimo, três modalidades esportivas como: basquete, vôlei, handebol, futsal, peteca, atletismo, xadrez, dentre outras;
? Oferta de atividades esportivas com frequência mínima de três vezes na semana, duas horas/dia;
? Oferta de atividades complementares (atividades educacionais, culturais, ambientais, entre outras);
? Oferta de reforço alimentar;
? Oferta de materiais esportivos, educacionais e de primeiros socorros;
O programa
Coordenado pelo Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Esporte Educacional, o Segundo Tempo é um programa destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
Mais informações no Setor de Esportes e Lazer, na rua Barão de Piunhi, 92, 2º andar, sala 07, Centro, ou pelo telefone (37)3321-2402.

COMPATILHAR: