Já estão abertas e vão até o dia 30 de novembro, as inscrições para a seleção de projetos, pesquisadores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), bem como para candidatos do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICV), para o período de 2016-2017, no âmbito do Unifor-MG, na forma e condições estabelecidas no Edital nº 13/2015.

O Programa de Iniciação Científica (PIC) do Unifor-MG visa despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação. Para concorrer a uma vaga, o estudante de graduação precisa ser indicado por um pesquisador responsável do Unifor-MG que tenha submetido seu projeto para o processo de seleção e tenha disponibilidade às atividades acadêmicas e à pesquisa.

A inscrição deverá ser realizada pelo pesquisador responsável do Unifor-MG. O processo de inscrição no programa é deflagrado com a submissão da proposta pelo pesquisador responsável, que deverá indicar se o aluno será voluntário ou concorrente à bolsa (bolsista).

A documentação referente ao processo deverá ser entregue, em envelope lacrado, na CAP (Central de Atendimento ao Professor), obrigatoriamente, na data estabelecida no Edital. A CAP fica localizada no Prédio 1, 2º pavimento, sala 162, e funciona das 8h às 13h e das 17h  às 22h, de segunda a sexta-feira.

Atualmente, são oferecidas três modalidades de participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica:

– PIBIC/FAPEMIG/UNIFOR-MG (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) – alunos com fomento, por meio de bolsas de iniciação científica, repassadas pela Instituição Mantenedora, por meio de cotas preestabelecidas anualmente pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais);

– FAPIC/Reitoria (Fundo de Apoio à Pesquisa) – alunos, com os mesmos direitos e prerrogativas dos anteriores, porém, com auxílio financeiro institucional, definidos, anualmente, pelo Conselho Superior de Normas e Diretrizes e repassados aos alunos em desconto na mensalidade;

– PICV (Programa de Iniciação Científica Voluntário) – alunos sem auxílio financeiro da bolsa de pesquisa, caracterizando um programa de iniciação científica voluntariado.

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: