Os alunos do 9º período do curso de fisioterapia do Unifor que cursam o estágio em fisioterapia neurológica adulto participam do Projeto Neurointegração, que foi elaborado pela supervisora do estágio, Kelly Cristina Paim Chaves, e é desenvolvido no Asilo São Francisco de Assis, em Formiga.
Conforme informou a supervisora do estágio, o Projeto Neurointegração é realizado uma vez ao mês, das 10h às 11h. ?O objetivo é proporcionar aos internos do Asilo São Francisco de Assis assistência fisioterapêutica, estimulando-os a se tornarem funcionais em suas atividades diárias, evitando complicações como a imobilidade no leito por desuso dos membros, contraturas e deformidades?, explicou a professora.
As atividades desenvolvidas são direcionadas às necessidades cinético-funcionais dos idosos, tais como déficit de força muscular, equilíbrio e coordenação motora. Elas são realizadas por meio de exercícios cinesioterapêuticos ativos, ativo-assistidos e, e em alguns casos, passivos. Para tanto, são utilizados dispositivos de auxílio fisioterapêuticos como bolas de diferentes tamanhos, bastões, halteres, caneleiras, bolas bobath, argolas, colchonetes e aparelho de som.
Segundo a professora Kelly Paim, ?o projeto é de extrema importância, pois é através desse estágio que os alunos colocam seus conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso na prática extra-clínica acadêmica e são estimulados a desenvolver trabalhos científicos na área da fisioterapia neurológica. Já para os assistidos do Asilo, é de vital importância o convívio, a socialização e a interação com outras pessoas?.

COMPATILHAR: