A Prefeitura de Formiga iniciou, na segunda-feira (13), o trabalho de fumacê costal para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação faz parte do trabalho desenvolvido desde janeiro pela Secretaria de Saúde para combater os focos do mosquito no município. De acordo com o Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), apresentado no dia 30 de outubro, Formiga está em estado de alerta para epidemia de dengue.

No primeiro levantamento deste ano, feito em janeiro, os números mostrados pelo LIRAa eram quase duas vezes maiores, chegando a 6,4. Outro levantamento rápido feito em março também apresentou números elevados, com índice de 5,7. Em ambos os casos, os números colocavam Formiga em situação de alto risco de epidemia de dengue.

“Apesar do LIRAa menor, Formiga ainda está em médio risco de epidemia de dengue. Por isso, continuaremos com os trabalhos intensificados de prevenção e frisamos novamente que nosso maior aliado nesta luta é o cidadão”, disse o chefe do setor de controle de endemias, Carlos Antônio de Castro.

As principais ações realizadas pelo setor em Formiga estão ligadas à educação em escolas, limpeza de ruas e lotes, tapamento de caixas d’água e tambores, visitas domiciliares, entre outras.

Fumacê Costal

A máquina de fumacê costal é cedida pela Secretaria de Estado de Saúde e ficará em Formiga até que todo o cronograma seja cumprido. De acordo com Carlos Antônio de Castro, as ações começaram pela região do bairro Engenho de Serra, onde foi registrado recentemente um caso suspeito de dengue.

“É importante que os moradores permitam a entrada do agente com o fumacê. Todos os profissionais estão treinados e preparados para passarem todas as orientações para a população. Precisamos do apoio de todos para obtermos um resultado positivo nessa batalha”, comentou Carlos Antônio.

COMPATILHAR: