A equipe da biblioteca Ângela Vaz Leão realizou o trabalho de processamento técnico dos materiais de consulta pertencentes ao Laboratório de Mineralogia do Unifor-MG. A organização foi feita a pedido do professor Anísio Cláudio Rios Fonseca, responsável por efetivar as parcerias que se consolidam em doações de amostras, livros, mapas e revistas ao laboratório, por intermédio de pesquisadores, empresas e Instituições de ensino superior de todo o país.
Inúmeros itens foram recebidos nos últimos anos, todos, segundo o professor, de extrema importância para o acervo do Unifor-MG e também para a ampliação do conhecimento dos alunos que cursam disciplinas relacionadas à mineralogia. Porém, conforme explica o docente, os objetos não eram devidamente organizados dentro do laboratório. ?Precisávamos da ajuda de profissionais experientes para realizar a correta organização do acervo, de forma a facilitar o acesso de professores e alunos. Então, pedi à equipe da biblioteca que realizasse o processamento técnico dos materiais, o que foi aceito prontamente?, conta o professor.
A coordenadora da biblioteca, Virgínia Vaz, explica que o material foi levado ao setor, onde foi preparado devidamente para a utilização. ?Carimbamos, registramos, classificamos, catalogamos e etiquetamos as doações. Além disso, também as colocamos na estante, de forma a permitir o acesso mais fácil de professores e alunos. O acervo faz parte do patrimônio do Unifor-MG e, por isso, assim como todo o restante de itens pertencentes à instituição, precisa estar de acordo com as normas de classificação e organização. Uma cópia do registro dos materiais foi entregue ao professor, de modo que os interessados poderão fazer empréstimos com o devido controle?, detalha.
Segundo a bibliotecária, a organização de um acervo, feita por profissionais da área, é muito importante, pois garante uma exploração melhor do material, além de deixá-lo à disposição da comunidade acadêmica, que, no caso específico do Unifor-MG, é a parcela mais interessada.
O professor Anísio agradeceu o apoio recebido da biblioteca. ?Ressalto a enorme importância, gentileza e eficiência do trabalho da Virgínia e sua equipe, que organizaram a grande doação de livros, mapas e revistas recebidos pelo laboratório, possibilitando, assim, a montagem de uma pequena biblioteca no espaço. É uma conquista importantíssima e um alívio saber que podemos contar com os serviços do setor, visto que as aquisições sempre acontecem em relação ao laboratório?,disse.

COMPATILHAR: