Um avião da companhia aérea espanhola Spanair saiu da pista durante a decolagem e atingiu o Terminal nº 4 do aeroporto de Barajas, em Madri. O acidente fez com que a aeronave se partisse em duas, provocando um incêndio com uma vasta coluna de fumaça no local.
O vôo JKK 5022, com destino às Ilhas Canárias, tinha 178 pessoas a bordo e de acordo com informações da imprensa local, mais de 140 pessoas morreram e 27 estão feridas em estado grave. Uma das vítimas, que foi encontrada com vida, faleceu durante o trajeto ao hospital.
A aeronave iria decolar e havia acabado de abastecer com querosene, o que dificultou muito o trabalho do Corpo de Bombeiros devido à intensidade das chamas e as altas temperaturas provocadas pelo fogo.
Uma das hipóteses para o acidente é de que um dos motores esquerdos do avião se incendiou, o que impediu a decolagem e fez com que a aeronave saísse da pista.
Parentes dos passageiros chegaram ao aeroporto em busca de notícias sobre os familiares profissionais prestam apoio psicológico aos parentes das vítimas.
A diretoria da Spanair ativou um protocolo de emergência para providenciar a identificação de todos os passageiros que estavam no avião.

Modelo de avião acidentado em Madri é considerado o 2º mais seguro do mundo
Apesar do acidente com a aeronave que saiu da pista nesta quarta-feira (20) e matou pelo menos 100 pessoas em Madrid, a família de aviões MD-80 tem fama de ser uma das mais seguras em operação nos aeroportos de todo o mundo. Introduzidos no mercado de aviação em 1980 pela americana McDonnell Douglas, cerca de 1.200 aviões modelo MD-80 foram fabricados até 1999, quando a empresa foi anexada pela Boeing. O avião que saiu da pista no aeroporto de Barajas é um MD-82.
De acordo com o site AirDisaster, o MD-80 é o segundo colocado no ranking de segurança entre os modelos comerciais, com 18 acidentes em 20 milhões de decolagens.
Considerado um avião de porte médio, o MD-80 tem duas turbinas e capacidade para 172 passageiros, dependendo da configuração dos assentos. Da frota de 65 aviões da Spanair, 36 são do mesmo modelo da aeronave acidentada.
A companhia, fundada em 1986, nunca tinha sofrido um acidente, embora em 2001 um MD-83 da companhia tenha tido problemas com o trem de pouso durante uma descida no aeroporto internacional de Liverpool, na Inglaterra.

Atualizado às 17h04

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