O Centro Municipal de Educação Integral (CEMEI) trabalha em um projeto cooperativista com mais de 50 alunos da instituição desde março deste ano.
O projeto denominado ?Cooperativa na Escola? consiste na criação de um canteiro, onde são cultivados 6 tipos diferente de vegetais (beterraba, cenoura, alface, repolho, couve e pimentão), que são plantados, cuidados e colhidos pelos alunos do 4º e 5º ano da instituição. Os vegetais colhidos são usados na complementação da merenda escolar, mas há estudos para que futuramente possa ser feito o comércio destes alimentos e o dinheiro adquirido ser revertido para o projeto.
Segundo a professora e executora do projeto Edir do Carmo de Castro Cunha, a cooperativa possui uma diretoria formada pelos próprios alunos que foram eleitos pelos colegas, que além de trabalharem no cultivo dos vegetais, também trabalham com língua portuguesa e matemática, pois tudo é como uma cooperativa verdadeira, eles trabalham em um livro caixa e fazem as atas do projeto. Edir também ressaltou que está sendo trabalhado o espírito cooperativista, iniciativa, liderança e companheirismo dos participantes, segundo ela, desde o início do projeto foi possível notar uma grande melhora nos comportamento dos alunos. ?Depois que começamos com a Cooperativa na Escola, notamos uma grande mudança no comportamento dos alunos dentro e fora da sala de aula, hoje eles são mais companheiros e mais organizados, além de terem aprendido a lidar e a amar a natureza?.
Edir também disse que a preparação dos canteiros é feita pelos atiradores do Tiro de Guerra 04-030 e as sementes, mudas e esterco são geralmente frutos de doações.
O projeto é apoiado pela Secretaria Municipal de Educação, EMATER e pela Secretaria Municipal de Agropecuária que disponibiliza um técnico agrícola para orientar as crianças sobre os cuidados que devem ser tomados com os canteiros e para ensiná-los a lidar com o cultivo dos alimentos.
O CEMEI é dirigido por Idilaine Aparecida Almeida e Paiva e supervisionado por Iria Beatriz de Oliveira, fica situado à Rua Padre Oberico, no Bairro São Luís.

COMPATILHAR: