A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma série de atividades para celebrar o Novembro Azul, mês em que é feito um alerta aos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O tema da campanha nacional – ?Um Toque, um Drible? – pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.
Nesta terça-feira, (19), a partir das 19h, ocorrem atividades de conscientização nos postos de saúde do Bela Vista e da Asadef. Já no dia 26, a partir das 13h, agentes de saúde e técnicos de enfermagem assistirão a palestra de profissionais da Acccom (Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas), no Cemap (Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem). A proposta é formar multiplicadores de conhecimento a respeito do câncer de próstata.
Câncer de Próstata
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. Segundo o Ministério da Saúde, a próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer.
Ainda de acordo com o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.

COMPATILHAR: