Redação Últimas Notícias 

A chegada do verão torna as medidas de prevenção e controle do Aedes aegypti ainda mais relevantes. O aumento das temperaturas, somado às chuvas características do momento, propicia a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Apesar de ainda não ter divulgado o resultado do primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, o setor de Controle de Endemias intensificou, nesta semana, as atividades para combater o mosquito.

Segundo a administração municipal, nos últimos dias foram realizados mutirões de limpeza nos bairros com alto índice de foco do mosquito, além da cobertura de caixas d’água com telas. “A equipe de Endemias também fez o atendimento às notificações dos casos prováveis por dengue no município. Na oportunidade, os agentes foram direcionados para as residências das pessoas com suspeita da doença e realizaram uma análise mais detalhada na localidade. Eles recolheram recipientes descartados, eliminaram criadouros não passíveis de remoção, coletaram larvas para análise e reforçaram a ação com a aplicação de inseticida (UBV Costal) que tem como objetivo eliminar o mosquito adulto e, assim, evitar novos casos na cidade”.

Ainda segundo a Prefeitura, outras atividades estão sendo programadas pela Secretaria de Saúde para evitar que Formiga tenha uma epidemia de dengue. A pasta ressalta que a população também deve fazer a parte dela para que as ações da administração municipal tenham um resultado melhor no controle do vetor no município.

Foto: Decom/Divulgação

Segundo o gerente de endemias, Carlos Antônio, a população deve tirar um tempo, que seja dez minutos por semana, para verificar suas residências e evitar os focos do mosquito. “Mesmo com uma facilidade enorme de prevenção a essas doenças, com cuidados dentro da própria casa, a população demora a tomar atitude que evitaria uma epidemia. Nosso objetivo é evitar óbitos. Devemos pensar que hoje pode ficar doente um desconhecido, mas amanhã pode ser um familiar nosso. Todo mundo já sabe o que fazer, então, é preciso transformar a informação em ação e, assim, conseguiremos vencer essa batalha”, disse.

LIRAa

O Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) é realizado quatro vezes ao ano. A primeira fase, realizada em janeiro de 2018, em Formiga apontou um índice de infestação de 10,1%. O resultado de alto risco de infestação fez com que o prefeito Eugênio Vilela decretasse estado de emergência no município.

Na segunda fase do LIRAa realizado em abril, o município apresentou  um resultado de 7,6%. Apesar da queda de 2,5%, o resultado ainda apontava alto índice de infestação. O terceiro levantamento, realizado em agosto, apontou um resultado de 2,5% uma queda significativa que classificou o município com médio risco de infestação.  Já o último realizado em outubro apontou um resultado de 5,5% o que colocou o município novamente na classificação de alto risco.

As estatísticas apontam que, com resultado entre 0 e 0,9, o município enquadra-se em situação de baixo risco. De 1,0 a 3,9, é médio risco e, acima de 4,0, é considerado alto risco.

COMPATILHAR: