Os locais propícios para a criação do Aedes aegypti se multiplicam com a chegada da estação chuvosa.

O mosquito é o transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zica. Para evitar a proliferação dele e, consequentemente, prevenir o surgimento das doenças, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou, neste mês, ações de combate ao mosquito.

Na primeira quinzena de janeiro, foram realizados mutirões de limpeza em diversos locais da cidade e várias caixas d’água foram tampadas. Também foram feitas campanhas de conscientização junto à população formiguense e com a colaboração de agentes comunitários de Saúde. Segundo o Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho seguirá no mesmo ritmo nos meses de fevereiro e março, já que são períodos em que há maiores riscos de epidemia e um grande aumento no registro das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

O gerente de endemias, Carlos Antônio de Castro, pede a colaboração da população para os trabalhos dos agentes. “Estamos fazendo a nossa parte e pedimos a toda população que tome seus cuidados, evitando água limpa e parada, que é um ‘banquete’ para a proliferação do mosquito”, disse.

(Fotos: divulgação Decom)

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: