Por Priscila Rocha – redação Últimas Notícias

A primavera começou nesta segunda-feira (23), e em Formiga a estação das flores trouxe alívio para a população. A despedida do inverno, na noite desse domingo (22), foi marcada por ventos fortes que limparam o ar. O resultado foi uma manhã livre da névoa seca, secura e calorão.

A chegada da nova estação trouxe bons ares para o formiguense. De acordo com a Defesa Civil, o município saiu do estado de alerta laranja com o aumento da umidade do ar. Os índices nesta semana ficarão acima dos 30% e com a possibilidade de registros de pancadas de chuva a partir desta terça-feira (24), os índices de umidade ficarão acima dos 50%.

As temperaturas serão mais amenas. Nesta segunda-feira a máxima esperada é de 30°C. A partir de quarta-feira (25), com o aumento das chances de chuva, as temperaturas devem cair cerca de 10°C,  comparadas com semana passada, com máxima esperada de 27°C.

De acordo com a chefe da Defesa Civil, Vera Moreira, o volume de chuva esperado para esta terça será de 10 mm. “Na quarta o volume de chuva sobe para 29 mm com precipitações a qualquer hora do dia. Na quinta o volume de chuva pode chegar a 20 mm e na sexta cai para 5 mm”, informou Vera que frisou que “ a previsão pode ter uma variação por causa da atuação do El Nino”.

Previsão para Formiga:

Dia variaçãoumidade
Segunda – feira (23) ↓ 15°C – ↑30°C↓49% – ↑84%
Terça – feira (24)↓ 14°C – ↑31°C ↓38% – ↑83%
Quarta – feira (25) ↓ 15°C – ↑27°C ↓51% – ↑92%
Quinta – feira (26)↓ 14°C – ↑25°C ↓81% – ↑97%
Sexta – feira (27) ↓ 13°C – ↑27°C ↓43% – ↑100%

Primavera

O equinócio de primavera foi marcado às 4h50 desta segunda-feira. E, segundo o Instituto Climatempo, apesar da estação marcar o retorno regular da chuva, o período úmido na região Sudeste irar atrasar.

As pancadas de chuva começam a aparecer ao longo do mês de outubro, principalmente entre São Paulo e Rio de Janeiro. Em Minas, as precipitações serão rápidas e acompanhadas de granizo e rajadas de vento.

Conforme a Cemig, no Estado, os três meses que compõem a primavera apresentarão características diferentes com relação às chuvas. Em outubro, predominarão as precipitações em forma de pancadas intensas e rápidas, principalmente na primeira e nas duas últimas semanas do mês. Neste período, são esperadas chuvas acima da média nas regiões Leste, Sul e Zona da Mata, e abaixo do esperado no Noroeste. Nas demais regiões, as chuvas previstas estão dentro da média.

 Em novembro, a previsão é de pancadas dentro da normalidade em todas as regiões, com exceção do Sul de Minas, que deve ter índices ligeiramente abaixo da média histórica. Já em dezembro, as chuvas ocorrem de maneira mais contínua e devem ficar acima do normal nas regiões Norte e Leste do Estado, e abaixo do normal no Centro, enquanto que nas demais regiões de Minas haverá ocorrências dentro da normalidade.

 Temperaturas

O calor irá predominar na primavera, que será quente e úmida, o que favorece o surgimento de pancadas de chuvas. Em outubro, conforme a Cemig, a temperatura ficará acima da média no Noroeste, abaixo da média no Sul e Zona da Mata, e dentro da média nas demais regiões.

A primavera termina às 07h44 do dia 21 de dezembro, quando começa o verão.

COMPATILHAR: