A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada no dia 19 de setembro. Esta medida foi tomada pelo Ministério da Saúde pelo fato de os hospitais estarem sobrecarregados em função da nova gripe. Portanto, a vacinação irá ocorrer em um ambiente mais tranqüilo, com os trabalhadores da área em condições de dar prioridade ao trabalho de imunização.
Segundo o secretário de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, Gerson Penna, embora nem todos os estados apresentem sobrecarga no sistema de saúde, relacionados à nova gripe, mesmo assim optaram por adiar a campanha de vacinação em todo o país. . Isso porque, quando realizada simultaneamente em todos os Estados, cria-se uma rede de proteção e garantia de uma maior imunidade de grupo, como explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Gerson Penna.
A previsão do Ministério da Saúde é de que ocorra uma queda gradativa no número de casos da nova gripe, ainda mais com o fim do inverno no país. Com a redução da demanda, a segunda etapa da vacinação infantil poderá ser realizada em setembro.
Para a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Maria Arindelita Arruda, nenhuma criança corre o risco de ser contaminada pela poliomielite por conta do adiamento da campanha. Ela ressalta que as crianças que tenham de tomar a dose de reforço devem esperar até o dia 19 de setembro. Já as que precisam tomar a dose de rotina da vacina devem procurar os postos de saúde na data presente no cartão de vacinação.
Sobre a vacina
Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a poliomielite está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e é também oferecida durante as campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que os menores de cinco anos de idade tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.

COMPATILHAR: