Um adolescente de 15 anos morreu nessa segunda-feira (19) no Hospital Nossa Senhora do Brasil em Bambuí, Centro-Oeste de Minas, vítima de meningite bacteriana. A informação foi confirmada nesta terça-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O jovem apresentou os primeiros sintomas ainda na sexta-feira (16), mas a família decidiu procurar o hospital no último domingo (18). Assim que deu entrada na unidade de saúde, segundo a secretaria, o paciente passou por diversos exames.

Os testes contataram que o jovem apresentava meningite bacteriana. “No mesmo momento, o paciente passou a ser tratado com os medicamentos necessários. Nesses casos, são utilizados antibióticos tradicionais”, explicou a secretária de Saúde de Bambuí, Solayne Cristina Resende.

Após o diagnóstico, o hospital entendeu que o adolescente precisava ser transferido para uma unidade de saúde com maior infraestrutura para atendê-lo. “No mesmo dia, conseguimos uma vaga para ele no Hospital São João de Deus, em Divinópolis, mas quando a UTI Móvel chegou, ele sofreu uma parada cardíaca e morreu”, lamentou a secretária.

Mesmo considerando improvável a contaminação de terceiros, os parentes do adolescente e os funcionários do hospital que tiveram contato com o pacientes receberam medicação. 

Atenção

A meningite é causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela sua magnitude e capacidade de ocasionar surtos.

Sintomas 

– Febre alta

– Náuseas

– Sensibilidade à luz

– Dor de Cabeça

 

 
 

Portal O Tempo

Comentários
COMPATILHAR: