O aeroporto de Divinópolis aguarda apenas a liberação da Agência Nacional de Aviação (Anac) para ser reinaugurado. A previsão é que a vistoria seja feita nos próximos dez dias e o local já possa receber voos regionais.
O comprimento da pista continua o mesmo: são 1.540 metros quadrados. O que mudou foi a qualidade e a segurança do local. A obra mais importante foi a construção da brigada de incêndio.
A pista também ganhou mais sete metros nas laterais. Foram instalados alambrados e equipamentos para balizamento noturno e, agora, o espaço tem capacidade para receber aeronaves que transportam até 50 passageiros.
O que não mudou ainda foi o terminal de passageiros. De acordo com o vice-prefeito, Francisco Martins, deve ser construído um novo espaço compatível com a infraestrutura do aeroporto ainda este ano.
O aeroporto de Divinópolis está em obras há mais de um ano. Atualmente, cerca de 23 aviões de pequeno porte utilizam o local regularmente. Aproveitando essa reestruturação, muitos empresários também estão reformando hangares.
O programa Proareo, do Governo do Estado, busca diminuir a distância entre as cidades mineiras. O investimento foi de R$70 milhões para nove cidades mineiras. Três estão na região Centro-Oeste: Divinópolis, Piunhi e Cláudio. As outras são Capelinha, Guaxupé, Ouro Fino, Lavras, Curvelo e Passos.
Em Divinópolis foi investido cerca de R$13 milhões pelo Governo do Estado, o que faz com que o aeroporto não seja utilizado unicamente para vôos particulares. O objetivo agora é impulsionar a aviação regional, melhorando o transporte de cargas e passageiros.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, para que isso aconteça um estudo minucioso está sendo feito na cidade e região. O diagnóstico é para saber a capacidade de desenvolvimento aeródromo de Divinópolis.

COMPATILHAR: