Os estádios de Belo Horizonte poderão receber torcedores novamente. A liberação, por parte da prefeitura da capital mineira, foi informada nesta quinta-feira (9). Por enquanto, torcidas poderão ocupar 30% da capacidade máxima dos estádios. 

No mês passado, após um ano e meio sem público, Atlético e Cruzeiro fizeram jogos na presença de seus torcedores, mas a aglomeração e o não cumprimento das medidas estabelecidas, fizeram com que a prefeitura recuasse na liberação.

Sete Lagoas

Apesar da liberação, o Cruzeiro seguirá o cronograma inicialmente previsto e disputará as próximas duas partidas na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, na região metropolitana de Belo Horizonte. 

Relembre 

Dezoito dias após proibir novamente a presença das torcidas nos estádios de Belo Horizonte, o prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil (PSD), decidiu novamente liberá-la em reunião para apresentação do panorama dos indicadores epidemiológicos da Covid-19 em BH. A decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

Conforme antecipou a Itatiaia no domingo (5), o prefeito marcou para o início da tarde de quinta-feira uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-BH), da Procuradoria-Geral do Município, da Minas Arena – consórcio responsável pela administração do Mineirão, na Pampulha – e do Atlético; além de funcionários do clube, participaram também membros de torcidas organizadas do Galo.

Com a melhora nos indicadores epidemiológicos – índice de transmissão e ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria para tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19 – já eram elevadas as expectativas para que o prefeito tornasse a liberar a presença das torcidas. 

A reunião foi determinante para o Atlético, que aguardava um parecer da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para decidir se mandaria ou não a partida contra o Palmeiras, pela semifinal da Copa Libertadores, na capital mineira. O jogo da ida acontecerá em São Paulo, e o Galo terá a vantagem de disputar a volta como mandante. A segunda partida da semifinal acontece no próximo 21 de setembro (quinta-feira), às 21h30. 

O jogo contra o Palmeiras poderá ser, então, o segundo encontro entre torcida e elenco desde o início da pandemia de Covid-19. O primeiro ocorreu também pela Copa Libertadores, na partida da volta das quartas de final, contra o River Plate, no Mineirão.

Conforme a comparação dos indicadores epidemiológicos nos dias dos jogos de Atlético X River Plate (18 de agosto) e Cruzeiro X Confiança (20 de agosto) com os números do fim da semana passada, transcorridos os 14 dias de diferença necessários para atestar o período de incubação do vírus, revela que houve queda. Desta forma, a presença de torcedores dos dois clubes nos eventos-teste no Mineirão não impactou nos números da Covid-19 em BH. 

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: