Uma boa alimentação rica em vitaminas contribui para fortalecer as defesas do organismo e evitar as doenças respiratórias, comuns nesta época do ano. Mara Diana Rolim, nutricionista da Secretaria de Estado de Saúde (SES), explica que além da vitamina C, outras vitaminas também contribuem para fortalecer o organismo.
Frutas como laranja, limão, abacaxi são ricas em vitaminas C. No caso dos sucos devem ser consumidas naturalmente. Cenoura, abóbora e alimentos de origem animal são ricos em vitamina A, que ajuda a proteger as mucosas que revestem órgãos como nariz e olhos, fortalecendo a barreira da principal entrada de vírus. Alimentos como óleos, azeites e abacate são ricos em vitamina E. Esta vitamina ajuda no funcionamento do sistema imunológico, mas deve ser consumida moderadamente.
Além das vitaminas, minerais como zinco e o selênio também contribuem para prevenir doenças respiratórias. ?O zinco, encontrado no feijão e nas lentilhas, além de fortalecer o organismo combate infecções. O selênio atua na defesa do organismo e é encontrado nas castanhas, nozes e no peixe?, explica a nutricionista que completa: ?a prática de exercícios físicos, o equilíbrio emocional e a atividade mental, aliados a uma boa alimentação, também ajudam a fortalecer o sistema imunológico, explicou a nutricionista?
Alimentos que devem ser evitados
A nutricionista lembra que para uma alimentação ser saudável é necessário evitar o excesso de sal, açúcar e gorduras. Os alimentos naturais devem ser priorizados.
Para as pessoas que apresentam os sintomas de doenças respiratórias é recomendado o consumo de líquidos, pois ajudam no controle da temperatura corporal e na diminuição da febre.
O consumo de laticínios deve ser evitado, porque contribui para formação do muco que dificulta a eliminação do vírus pelo organismo.
Alimentos ricos em açúcar, cafeína e também os industrializados devem ser evitados, uma vez que enfraquecem o sistema imunológico, deixando o organismo propenso a doenças.

COMPATILHAR: