A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, recentemente, um estudo que revela a quantidade de agrotóxicos presentes em alguns alimentos que normalmente ocupam a lista do sacolão do consumidor brasileiro. Segundo o estudo, dos 20 produtos analisados, mais 75% tinham alta concentração de ingredientes ativos que estão em processo de reavaliação toxicológica pela Anvisa, uma vez que podem ter feitos negativos para a saúde humana.
Ao todo, foram analisadas 3.130 amostras. Dessas, 907 (ou 29%) foram consideradas insatisfatórias.
Entre os alimentos estudados, o pimentão está na ponta da relação do produto com mais problemas: 80% (132) das 165 amostras estavam insatisfatórias.
Além da alta presença de agrotóxicos, outro fator preocupante, apontado pelo estudo, é que 32 amostras analisadas apresentaram substâncias banidas pelo órgão. Alimentos como abacaxi, maça, arroz, feijão, que fazem parte da mesa do brasileiro apontaram essas substâncias durante a análise. No mamão, por exemplo, foram encontradas 11 produtos contaminados com a substância mirex, um formicida que pode causar náuseas, vômito e convulsões, além de dificuldade respiratória.

COMPATILHAR: